Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Dúvida sobre p-valor

É uma dúvida mais sobre o conceito estatístico de p-valor, não acredito que seja o que está como resposta do exercício. A definição de p-valor da resposta do exercício é:

O p-value representa a probabilidade daquela amostra ter acontecido dentro da população. 
Se a chance é pequena, geralmente p-value < 0,05, 
representa que um evento muito raro aconteceu, 
então optamos por descartar a hipótese nula,
e dizer que ela pode não ser verdade.

Conceituando com a aula: O p-valor nesse caso, do teste de Wilcoxon que é o teste aplicado pelo ranksums, não mede que a diferença das amostras sejam causadas por acaso e não pelo estudo, então como o p-valor foi 0.52, teríamos que em 52% das vezes que comparássemos amostras dessa população, estaríamos cometendo um erro se dissemos que a sobremesa influencia na gorjeta?

Logo, o p-valor mede a probabilidade da diferença das amostras ser causada pelo acaso e não pelo fatores que estão sendo estudados?

1 resposta
solução!

Olá Vitor, tudo bem com você??

Vou pedir para que você acesse esse POST do nosso fórum que trata de Ranksum e inclusive cita um artigo sobre o teste de Wilcoxon.

Logo, o p-valor mede a probabilidade da diferença das amostras ser causada pelo acaso e não pelo fatores que estão sendo estudados?

Na verdade, o exemplo utilizado não consta com dados o bastante para serem relevantes e se tornarem resultado da análise de dados. "O p-value com esse valor, representa que estatisticamente não temos dados suficientes para aceitar a hipótese alternativa." conforme pode ser visto na justificativa da resposta número 2.

Espero ter te ajudado e qualquer dúvida é só retornar aqui! Bons estudos

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software