1
resposta

Dúvida sobre os switches

Olá.

Tenho duas dúvidas sobre switches:

Um switch que seja de 1gb por exemplo, divide essa largura de banda máxima de 1gb pelas suas portas, ou cada porta tem até 1gb de largura de banda dedicada?

Porque é que o switch não usa diretamente o IP, em vez de ter de validar primeiro o MAC, porque não armazena na sua tabela o IP? Tem a ver com os ips poderem mudar (se forem dinâmicos) e o mac não? Já agora o que acontece no switch quando um computador adquire outro IP através do DHCP, como é que o switch sabe e altera essa informação na sua tabela?

Obrigado

1 resposta

Olá andre18july, tudo bem?

Esse 1Gb é o limite máximo de dados que a interface consegue trafegar. Se o trafego estiver em apenas uma interface, ela será toda destinada a essa interface. Se houver trafego em mais de uma, a velocidade será reduzida por limitação do link, por exemplo limite de banda da conexão com a internet. Se a conexão é de 1Gb de internet, será dividido entre as duas interfaces.

Se for um trafego de dados local, o que irá limitar além das interfaces do switch, serão as placas de rede e HD ou SSD dos dispositivos. Até o limite do trafego de dados das interfaces do switch.

Quanto ao IP x mac, é realmente questão do endereço mac ser fixo. Se mudar algo na rede, será feita aquela requisição do protocolo ARP procurando pelo IP e depois alocará o endereço mac na tabela.

Espero ter ajudado. Bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software