Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Duvida sobre os States

ainda não entendi o uso dos States em react, por mais que eu tenha visto diversas aulas ainda não sei a teoria dele de maneira simples KKKKKKK, alguém poderia me explicar de forma fácil?

1 resposta
solução!

Oii Levi, tudo bem?

States no React são como "caixinhas" onde você pode guardar informações que podem mudar ao longo do tempo, e que quando mudam, fazem o componente ser renderizado novamente.

Usando como exemplo o trecho de código da atividade:

const [times, setTimes] = useState([
  //código omitido
]);

Nesse caso, times é o state que está guardando uma lista de times. Quando você quer alterar essa lista, você não faz isso diretamente. Em vez disso, você usa uma função que o React te dá, que no nosso caso é setTimes. Essa função vai cuidar de atualizar o state times e avisar ao React que ele precisa renderizar de novo o componente.

A função useState é o que chamamos de Hook, e ela retorna um par de valores: o estado atual e uma função que atualiza esse estado. No caso, times é o estado atual e setTimes é a função que atualiza esse estado.

No exemplo da atividade, a função mudarCorDoTime é usada para alterar a cor de um time específico. Ela usa a função setTimes para criar uma nova lista de times, onde o time que tem o nome igual ao nome passado como parâmetro tem sua cor secundária alterada.

Espero que essa explicação tenha te ajudado a entender melhor o conceito de States no React.

Um abraço e bons estudos.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software