ainda não entendi o uso dos States em react, por mais que eu tenha visto diversas aulas ainda não sei a teoria dele de maneira simples KKKKKKK, alguém poderia me explicar de forma fácil?
ainda não entendi o uso dos States em react, por mais que eu tenha visto diversas aulas ainda não sei a teoria dele de maneira simples KKKKKKK, alguém poderia me explicar de forma fácil?
Oii Levi, tudo bem?
States no React são como "caixinhas" onde você pode guardar informações que podem mudar ao longo do tempo, e que quando mudam, fazem o componente ser renderizado novamente.
Usando como exemplo o trecho de código da atividade:
const [times, setTimes] = useState([
//código omitido
]);
Nesse caso, times
é o state que está guardando uma lista de times. Quando você quer alterar essa lista, você não faz isso diretamente. Em vez disso, você usa uma função que o React te dá, que no nosso caso é setTimes
. Essa função vai cuidar de atualizar o state times
e avisar ao React que ele precisa renderizar de novo o componente.
A função useState
é o que chamamos de Hook, e ela retorna um par de valores: o estado atual e uma função que atualiza esse estado. No caso, times
é o estado atual e setTimes
é a função que atualiza esse estado.
No exemplo da atividade, a função mudarCorDoTime
é usada para alterar a cor de um time específico. Ela usa a função setTimes
para criar uma nova lista de times, onde o time que tem o nome igual ao nome passado como parâmetro tem sua cor secundária alterada.
Espero que essa explicação tenha te ajudado a entender melhor o conceito de States no React.
Um abraço e bons estudos.