3
respostas

Dúvida sobre os sistemas transacionais

Foi dito que a estrutura de dados do Data Warehouse é totalmente separada dos sistemas transacionais da empresa.

O que seriam esses sistemas transacionais?

Seriam o conjunto de sistemas operacionais?

3 respostas

Boa dia Leandro.

Pelo que entendi, seriam, os sistemas que trabalham com as bases que são usadas no dia-a-dia da empresa. Por exemplo, uma empresa como a Ifood, tem os sistemas que gerenciam os pedidos e outras funções, que são os sistemas transacionais e o Data Warewouse, é baseado em dados que são extraídos e transformados, dessa base de dados, usada nestes sistemas. Pois a finalidade, do Data Warehouse é tomada de decisões, em cima de dados extraídos de dados dos sistemas transacionais usados no dia-a-dia de uma empresa.

Obrigado Gemerson.

Ajudou bastante.

Aqui aonde trabalho, tem uma equipe de Banco de Dados e uma de B.I. Geralmente o pessoal de banco coloca dados extraídos de várias bases de dados, de vários sistemas em um servidor de ftp, que é extraído por ferramentas de BI, para gerar dashboards variados que possam ser vistos por gestores diversos. Sendo que tais dados sofrem uma formatação, para atender a utilização do B.I. Eu não sou de nenhuma dessas equipes, mas atuei no papel de cliente para criação de um dashboard para meu setor.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software