Oi Livia, tudo bom?
Você não precisa criar grafimos para uma merca, mas é algo que acontece naturalmente durante sua vida nos layouts que os designers criam.
O comum é que a identidade visual traga alguns caminhos, como patterns, backgrounds e outros elementos gráficos. Às vezes são exemplos, às vezes são mais taxativos e não admitem variações, depende mesmo da proposta da marca.
O mesmo vale para interação com o logo, vai depender do projeto. No caso do Bytebank, há um espaço de proteção em torno do logo e nem o grafismo pode invadí-la, salvo no caso do background, que fica em segundo plano mesmo; seria até redundante, já que o grafismo decorre diretamente do logo.
É idéia interessantíssima estudar marcas cujos logos e grafismos se comuniquem e interajam, mas não é a proposta do Bytebank. Se criar algo nesse sentido compartilhe conosco! =)
De forma geral, quanto mais importantes e taxativos forem os grafismos, backgrounds e elementos visuais, mais espaço os manuais de marca costumam reservar a eles para refletir tal decisão.
Espero ter ajudado!
Um abraço!