Oi, Décio, tudo bem?
É realmente interessante ver como o conceito de C.H.A.R. (Conhecimento, Habilidade, Atitude, Resultado) é aplicado na Andragogia, especialmente considerando a aprendizagem de adultos. Vamos explorar um pouco mais sobre o "R" de Resultado, que você mencionou em sua dúvida.
No contexto da Andragogia, o "Resultado" é essencialmente o que se espera alcançar após a aplicação dos três primeiros componentes: Conhecimento, Habilidade e Atitude. Quando falamos de Resultado, estamos nos referindo ao impacto prático e efetivo que a combinação desses três elementos tem na vida e no desempenho do adulto que está aprendendo.
Por exemplo, em um ambiente de trabalho, se um profissional recebe uma formação (Conhecimento), é capaz de aplicar esse conhecimento de maneira eficaz (Habilidade), e tem a disposição e a motivação para fazer isso (Atitude), o Resultado esperado seria uma melhoria no desempenho de suas funções, uma maior eficiência nos processos, ou até mesmo uma promoção, ou reconhecimento dentro da organização.
No âmbito acadêmico, esse Resultado pode ser refletido na capacidade do estudante de integrar o que aprendeu em situações reais, seja por meio de projetos, pesquisas ou na sua própria carreira, demonstrando assim a eficácia do aprendizado.
Portanto, o "R" de Resultado é uma forma de medir e avaliar se a integração de Conhecimento, Habilidade e Atitude está sendo efetiva e se está gerando os efeitos desejados na prática. Isso ajuda tanto educadores quanto aprendizes a entenderem o valor real do que está sendo ensinado e aprendido.
Espero ter ajudado. Caso tenha dúvidas, conte com o fórum. Abraços!
Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!