Olá, André. tudo bem com vcoê?
A técnica dos 5 porquês é uma ferramenta que pode ser usada tanto individualmente quanto em grupo. O objetivo é chegar à raiz de um problema fazendo a pergunta "por quê?" repetidamente até que a causa fundamental seja identificada.
No contexto da sua dúvida, a resposta pode variar dependendo do cenário. Se você e sua equipe têm conhecimento suficiente sobre o problema, vocês mesmos podem conduzir a técnica dos 5 porquês. Por exemplo, se vocês estão tentando entender por que um software está falhando, como membros da equipe de desenvolvimento, vocês provavelmente têm o conhecimento necessário para responder às perguntas.
No entanto, se o problema está relacionado a uma área em que vocês não têm conhecimento suficiente, pode ser útil envolver pessoas que tenham essa experiência. No exemplo que você mencionou, se vocês estão tentando entender por que os clientes não estão utilizando o serviço de banho e tosa, pode ser útil envolver pessoas que estão em contato direto com os clientes, como o Pedro, pai da Laura, ou um funcionário do banho e tosa.
Qualquer dúvida estou à disposição.
Até mais e bons estudos!
Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!