Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Dúvida sobre os 5 porquês

Minha dúvida é referente as perguntas realizadas em cima de cada resposta. Por quem essas perguntas devem ser feitas? Eu devo fazer isso "sozinho" (eu e a equipe que está buscando solucionar o problema) ou devo buscar a resposta de alguém relacionado ao problema, como no caso da nossa história o Pedro, pai da Laura. Ou talvez um funcionário do banho e tosa, que está em contato constante com o tema dos nossos questionamentos?

1 resposta
solução!

Olá, André. tudo bem com vcoê?

A técnica dos 5 porquês é uma ferramenta que pode ser usada tanto individualmente quanto em grupo. O objetivo é chegar à raiz de um problema fazendo a pergunta "por quê?" repetidamente até que a causa fundamental seja identificada.

No contexto da sua dúvida, a resposta pode variar dependendo do cenário. Se você e sua equipe têm conhecimento suficiente sobre o problema, vocês mesmos podem conduzir a técnica dos 5 porquês. Por exemplo, se vocês estão tentando entender por que um software está falhando, como membros da equipe de desenvolvimento, vocês provavelmente têm o conhecimento necessário para responder às perguntas.

No entanto, se o problema está relacionado a uma área em que vocês não têm conhecimento suficiente, pode ser útil envolver pessoas que tenham essa experiência. No exemplo que você mencionou, se vocês estão tentando entender por que os clientes não estão utilizando o serviço de banho e tosa, pode ser útil envolver pessoas que estão em contato direto com os clientes, como o Pedro, pai da Laura, ou um funcionário do banho e tosa.

Qualquer dúvida estou à disposição.

Até mais e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!