Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

[Dúvida] Sobre os 12 arquétipos

Durante a aula "Branding e identidade" foi debatido sobre os 12 arquétipos da marca. Essa conceituação me deixou uma dúvida:

• Uma marca pode ter ramificações de dois ou mais arquétipos ou ela tem que se limitar a apenas um arquétipo?

Por exemplo, imagine que eu tenho uma marca X que tem alguns traços do arquétipo Cuidador e Cara Comum. É possível dizer que ele segue os dois arquétipos ou eu deveria escolher somente um desses dois?

1 resposta
solução!

Ooi, Eduarda! Como vai?

É possível sim que uma marca tenha características de mais de um arquétipo. Na verdade, muitas marcas acabam apresentando uma combinação de arquétipos para se conectarem de maneira mais ampla e profunda com seu público-alvo. No entanto, é importante que haja um arquétipo predominante que guie a essência e a comunicação principal da marca, enquanto os traços de outros arquétipos podem complementar e enriquecer essa identidade.

Por exemplo, uma marca de produtos de cuidado pessoal pode ter o arquétipo Cuidador como predominante, destacando-se pela preocupação com o bem-estar e a proteção dos seus consumidores. Ao mesmo tempo, ela pode incorporar elementos do arquétipo Cara Comum para transmitir acessibilidade e simplicidade, mostrando que seus produtos são para todos, sem distinção.

A chave é manter a coerência na comunicação da marca para que o público consiga identificar e se conectar com esses arquétipos de maneira clara e consistente.

Espero ter ajudado! Sucesso nos estudos!

Abraço!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!