2
respostas

Dúvida sobre organização com projetos grandes

Olá pessoal, estou com um projeto na biblioteca JDA (Java Discord API) e possuo costume de diminuir o uso de classes em meus projetos (Tento sempre economizar para facilitar a visualização) mas essa biblioteca possui uma Listener com método void sendo assim (Não consigo fazer com que ele pare de ler se uma alternativa for verdadeira ou aquela possa resolver), eu busco alternativas de diminuição de classes ou apenas crio várias para cada comando ou funcionalidade de meu projeto?

Exemplo da minha atual situação: https://i.imgur.com/AwLxQPK.png

2 respostas

Oie Martin, tudo bem?

Perdão pela demora!

Quando falamos de grandes projetos, principalmente os em Java que são feitos usando orientação objeto, se você quiser ter um código fácil, de leitura simples e de "fácil entendimento" você vai acabar tendo que seguir as boas práticas e com isso acabará tendo muitas classes, onde cada classe irá ser estruturada seguindo a arquitetura de projeto definida, por exemplo as classes "model", "controller" e "dao".

O que dá para fazer é organizar essas classes em "packages", reduzir a repetição de códigos e através de lambdas, padrões de projeto e outras funcionalidades ir diminuindo o tamanho de seus códigos.

Aqui na Alura temos uma formação chamada "Arquitetura e Design de Projetos Java " que trata sobre tudo isso que citei acima e com certeza ajudaria você com esse problema organizacional,

Espero ter ajudado, qualquer outra dúvida que tiver fico a disposição :)

Olá Igor,

Eu havia resolvido, e hoje mesmo estava pensando em boas práticas novamente! Muito bom!!!! Estava utilizando o padrão MVC mas fiquei um tanto confuso, vou ver sua recomendação para esse curso.

Obrigado mesmo!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software