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Dúvida sobre "objetivo" x "gamestorming"

Do modo como foi colocada a pergunta ("Quais principais pontos que devemos nos preocupar quando organizamos um gamestorming/dinâmica de UX?") eu entendi que as preocupações seriam relacionadas à organização do gamestorming, no sentido de planejamento prévio da atividade; neste contexto de planejamento prévio interpretei que seria necessário saber quais ferramentas específicas estariam realmente à disposição quando a atividade fosse acontecer e não deixar para se "preocupar" com tais ferramentas quando a atividade já tivesse sido iniciada; além disso, nesta mesma linha de raciocínio, interpretei que o objetivo seria algo a ser trabalhado durante a atividade, ou seja, após o seu início, envolvendo todos os integrantes; como eu havia interpretado que a questão estava relacionada a um momento prévio à atividade propriamente dita, interpretei que ter claro qual seria o objetivo naquela fase prévia de certa forma anteciparia o processo e talvez delimitasse de forma rígida as possíveis ideias antes mesmo do processo começar com todos os integrantes. Talvez seja interessante rever a escrita do enunciado desta questão e dos dois itens citados ("Ferramentas" e "Objetivo"), assim como a frase relacionada ao item "Objetivo" ("Objetivo claro desde o começo evita que todo mundo está remando para a mesma direção, indo para o mesmo lugar.") me parece estranha, pois creio que um "objetivo claro desde o começo favorece que todo mundo esteja remando na mesma direção, indo para o mesmo lugar".

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Olá André, tudo bem?

Gostaria de agradecer pelo seu feedback! Todo o retorno é bem-vindo!

Agora, falando da questão em si, queria revisar algumas partezinhas com você para não ficar nenhuma dúvida:

Um gamestorming é uma reunião junto com a equipe para que vocês possam discutir soluções e ideias. Diferente de um brainstorming, o gamestorming tem alguns parâmetros como: tempo, ambiente, objetivo e regras.

  • Tempo: A definição desse parâmetro é para que a reunião se mantenha mais objetiva e o time consiga se concentrar de maneira mais focada.

  • ambiente: O ambiente equipado e preparado para receber uma reunião é fundamental para um gamestorming bem sucedido. Quando pensamos no ambiente, pensamos em ferramentas (lápis, borracha, caderno, computador, software etc.) e espaço (cadeira, mesa, internet, lousa etc.) necessários.

  • Objetivo: Esse é um dos parâmetros mais importantes que temos quando vamos fazer qualquer tipo de reunião. O objetivo da reunião é nada mais nada menos do que a razão e o motivo pelos quais ela foi convocada. Por isso é de extrema importância que o objetivo seja definido antes do gamestorming começar.

  • Regras: Não é um parâmetro que irá existir em todos os gamestormings, porém é importante saber que você pode definir algumas regras para que a equipe fique mais focada no objetivo da reunião.

Tudo isso é de extrema importância que seja definido no seu momento de organização antes da reunião, pois, na hora em que vocês forem se reunir, o gamestorming durará apenas o tempo necessário e será mais objetivo.

Mas é isso André! Sentimos muito pelo transtorno e vamos revisar o exercício.

Qualquer dúvida e sugestão, pode nos falar: ficaremos felizes em acolher!

Até mais!