Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

[Dúvida] Sobre o WIP do Scrumban

Boa noite! Eu tenho uma dúvida quanto ao WIP do Scrumban: ele seria igual ao Sprint Backlog do Scrum ou seria diferente? Pois como há essa restrição de itens dentro do WIP, esta poderia ser similar as tarefas definidas na "planning" não é? Visando não sobrecarregar a equipe com coisas a se fazer.

Desde já agradeço a atenção!

4 respostas

Olá Cristian!

Sprint backlog e WIP são coisas um pouco diferentes. Para ilustrar melhor, pense em um time com 3 devs e um QA. Quando se inicia uma sprint, o sprint backlog é compostos pelas atividades com as quais o time se comprometeu a entregar durante aquela sprint (entregar no caso desenvolvido e testado).

Para o caso do WIP, seria a quantidade máxima de atividades em andamento por etapa. Por exemplo máximo 3 em desenvolvimento e máximo 1 item sendo testado por vez (levando em consideração a quantidade de pessoas do time citado). Pois não adianta os devs carregarem a fila de testes do QA sendo que tem apenas uma pessoa para realizar os testes. Logo, não adianta o QA puxar dois testes para atuar simultaneamente pois a chance de deixar escapar algum problemas é grande. Então, se a fila de QA aumentar, se um dev tiver condições de ajudar com testes, ele pode ajudar o QA, e você poderia ter um WIP de 2 para 2 temporariamente a fim de equilibrar o andamento de suas entregas.

Espero ter ajudado.

Olá Anderson! Obrigado pelo retorno!

Então eu poderia pensar o WIP e a Sprint Backlog como "fileiras" diferentes num quadro Kanban? Por exemplo, para essa equipe tenho um quadro com as fileiras "Backlog do Produto", "Backlog da Sprint", "Fazendo", "Para revisão (testes)", e "Concluído", sendo a "Fazendo" como a coluna de "WIP" (contando claro com estas restrições no número de tarefas no momento). Seria mais ou menos assim?

solução!

Olá.

A ideia é quase essa... eu colocaria também uma coluna chamada "EM TESTE" entre o "para teste" e o "concluído", e nesta coluna Em teste, vc teria WIP também, definindo qual o limite max de atividades que você poderia ter ali. E o WIP não é uma coluna adicinal, o WIP vai ser a quantidade de atividades por coluna.

O caminho é esse ;)

Bom dia Anderson!

Muito obrigado! Esclareceu bastante minha dúvida!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software