Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Dúvida sobre o texto = texto

Olá, bom dia!

Estou com uma dúvida, peço a gentileza se alguém conseguir me ajudar.

Nessa video aula da professora mirla, no minuto 10 aproximadamente, usou 0 comando texto = texto.
Isso significa que a primeira palavra/string da variável texto se refere a essa linha de código (ou seja, cada nova linha que eu escrever "texto" significa algo novo e sem significado prévio? E o segundo está relacionado ao "texto" antigo já atribuído uma variável que seria o texto = Geovana Alessandra dias Santos?
Mas e se eu tiver feito diversos "texto" com variáveis diferentes antes.

exemplo no meu código se eu colocar:

texto = Matheus
texto = Geovana
texto = Holpert

ele pegaria o último (texto =) que eu fiz?
ou eu teria que diferencia-los?

2 respostas
solução!

Olá, Matheus! Tudo bem?

Quando você faz algo como texto = Matheus, texto = Geovana, e texto = Holpert, em sequência, o que está acontecendo é que você está reatribuindo a variável texto a cada linha. No final, texto vai conter apenas o último valor atribuído, que no seu exemplo seria Holpert.

Em Python, quando você atribui um novo valor a uma variável que já existe, o valor anterior é substituído. Portanto, não importa quantas vezes você use texto =, o que importa é o último valor que você atribuiu a essa variável.

Se você quiser manter diferentes valores, precisará usar nomes de variáveis diferentes, como por exemplo:

texto1 = 'Matheus'
texto2 = 'Geovana'
texto3 = 'Holpert'

Dessa forma, cada variável (texto1, texto2, texto3) armazenará um valor diferente.

Espero ter esclarecido sua dúvida.

Você conseguiu compreender melhor como funciona a reatribuição de variáveis em Python ou ainda ficou alguma parte confusa?

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!

Oi Monalisa, eu consegui entender sim.

Muito obrigado pela explicação.

Abraço