Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

Duvida sobre o tempo da Sprint

Segundo scrum guide, o tempo máximo de uma sprint é de 1 mês. Tendo isso em vista, estaria correto dizer que 1 mês é diferente de 30 dias? Em provas teóricas, a literalidade da letra do guide é importante?

4 respostas

Oi Ricardo,

Achei esse tópico onde alguns alunos trocam ideias bem interessantes sobre o assunto: https://cursos.alura.com.br/forum/topico-duracao-de-um-sprint-41279

Me dá um toque depois se isso te ajudou a entender melhor?

Obrigada e bons estudos :)

Olá Priscila, Obrigado pela indicação do post mas não é bem isso a minha dúvida. Eu estudo para concursos e a literalidade é sempre cobrada a risca nessas provas. Caso aconteça de alguma prova afirmar que a duração máxima de uma sprint é de 30 dias, devo considerar correta? Para esses fins, afirmar que o tempo máximo de uma sprint pode ser 30 dias, 1 mês ou 4 semanas querem dizer a mesma coisa? Sei que parece uma questão bem obvia, mas tenho medo de que alguma banca cobre essa literalidade em alguma prova.

Oi Ricardo,

Parece que a sua dúvida foi duplicada. Vou encerrar o outro tópico para nos concentrarmos neste.

Bem, recorri ao Scrum Guide e li o seguinte:

"O coração do Scrum é a Sprint, um time-boxed de um mês ou menos, durante o qual um “Pronto”, versão incremental potencialmente utilizável do produto, é criado. Sprints tem durações coerentes em todo o esforço de desenvolvimento. Uma nova Sprint inicia imediatamente após a conclusão da Sprint anterior."

Por esta razão, acredito que seja complicado definir exatamente um período, porque o próprio Scrum guide já postula que pode ser de um mês ou menos.

Já estudei uma época para concurso e as pegadinhas é a alma do negócio, não é mesmo? Então pode ser que se cair alguma pergunta sobre timebox, o ideal é você identificar qual alternativa menciona que o "pronto" foi criado e depois se tiver uma alternativa que se refere a um mês ou menos.

Faz sentido?

solução!

Olá Priscila, estava com os dois cursos abertos e acabei postando duas vezes, pode fechar lá sim! Então, fiz uma pesquisa em bancos de questões que envolviam esse tema e diversas bancas dizem que "com base no scrum guide" os termos "30 dias", "1 mês" ou "4 semanas" são todos válidos desde que a frase não diga "exatamente até" mas sim, "tempo máximo da Sprint de até...".

Essa foi a frase que gerou a polêmica e já havia caido em outras provas!!

O Sprint deve ser realizado num período não superior a 30 dias e ter um objetivo bem claro, baseado no Backlog.

As bancas deram como corretas mas foi motivo de contestação por muitos alunos pois segundo a descrição do guide, ele menciona "1 mês / one month" e não "30 dias". Eu contestei essa parte assim como muitos outros estudantes.

Em suma, a questão está correta! as variações são válidas e eu caí na pegadinha.. haha

Obrigado novamente Priscila, grande abraço e bons estudos pra nós!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software