Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

1
resposta

Dúvida sobre o source

Bom dia tudo bem ?
fiquei com uma dúvida referente ao source, na aula é colocado o caminho source=/home/alura/volume-docker, como estou usando windows e usando o aplicativo do ubuntu, não ficou claro pra mim "alura" seria uma pasta dentro de "home" que é criada a partir do comando :

docker run -it --mount type=bind,source=/home/alura/volume-docker,target=/app ubuntu bash

eu tentei acessar essa pasta, e não consegui, mas ao criar novamente a o container o arquivo estava lá:
Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

1 resposta

Olá, Felipe! Tudo bem?

Quando você usa o Docker no Windows com o WSL (Subsistema Windows para Linux), o caminho /home/alura/volume-docker refere-se a um diretório dentro do ambiente Linux que o WSL fornece. O nome "alura" é apenas um exemplo e representa o nome do usuário. No seu caso, pode ser diferente, dependendo do nome de usuário que você configurou no WSL.

Para acessar o diretório correto, você pode fazer o seguinte:

1. Abra o terminal do Ubuntu no Windows.
  2. Verifique o seu diretório home digitando echo $HOME. Isso mostra o caminho do seu diretório home no WSL.
  3. Crie o diretório volume-docker dentro do seu diretório home, se ainda não existir, usando mkdir ~/volume-docker.
  4. Use esse caminho no comando Docker, substituindo /home/alura/volume-docker pelo caminho correto que você obteve.

Por exemplo, se o seu diretório home for /home/seu_usuario, o comando ficaria assim:

docker run -it --mount type=bind,source=/home/seu_usuario/volume-docker,target=/app ubuntu bash

Espero ter ajudado e fico à disposição se precisar.

Abraço e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado