Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Dúvida sobre o Scaling

Como utilizado no exemplo do curso, temos 1 servidor e, caso necessário, a AWS sobe mais 1. Neste caso, teríamos também 2 bancos de dados, correto? Minha dúvida: os bancos trabalhariam de que forma? A cada manipulação (insert, update...) realizado no servidor 1 também seria replicado para o servidor 2? Considerando esse cenário, o banco de dados não sofreria a mesma demanda - ou maior - como se estivesse apenas 1 servidor em produção? Pois, além das querys provenientes da aplicaçao, surgiriam também as querys da equiparação das bases.

2 respostas
solução!

Fala Rafael, blz?

Em um cenário de ambiente com alta disponibilidade e eficiência de performance, na parte do banco usamos réplicas de leitura para distribuir os acessos. A aplicação fica responsável por separar as operações por endpoint. O que for leitura, bate na réplica de leitura. O que for de escrita, vai direto na instância de escrita.

O que ocorre é a replicação entre a instância de escrita para as de leitura. Desta forma, a carga é distribuída e os ambientes se tornam mais resilientes a falhas, além de mais performático já que a concorrência de operações fica reduzida. Essa replicação normalmente acontece de forma muito rápida.

Opa, show Paulo. Entendido! Muito obrigado pela explicação.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software