2
respostas

[Dúvida] Sobre o returno ...

Uma função que exibe alguma coisa esta tela ou no console, como por exemplo a função "function verificarChute()" de certa forma não está retornando alguma coisa também? Nesse caso ela retorna no console.

Pra mim isso é evidente, rs. Entretanto, como eu posso e devo estar totalmente equivocado poderiam me explicar o porque minha forma de pensar está equivocada?

2 respostas

A sua linha de pensamento não está exatamente equivocada, mas pode estar misturando conceitos.

Quando você diz que a função verificarChute() está "retornando no console", você está se referindo ao fato de que a função está exibindo algo no console, certo? Isso acontece porque muitas vezes utilizamos funções como console.log() dentro de uma função para exibir valores, mas isso não é o mesmo que retornar um valor.

• console.log() serve para exibir algo, mas não retorna.
  • return serve para retornar um valor, que pode ser usado fora da função.

Se sua função está apenas exibindo informações, ela não está "retornando" nada tecnicamente. Ela apenas está fazendo a operação de exibição.

Espero ter ajudado na sua dúvida! Agradeço e bons estudos!

Olá, Nataly! Obrigado por tentar esclarecer minha dúvida através da sua resposta!

Então só devemos considerar "retorno" aquilo que pode ser utilizado posteriormente fora da função?