1
resposta

Dúvida sobre o que deve ser decorado

Como eu saberia que o método authentication.getPrincipal() retorna um Object que pode ser usado como Usuario? É esperado que eu como desenvolvedor decore tudo isso? Ou é mais comum que durante o desenvolvimento eu pare diversas vezes para pesquisar as documentações de bibliotecas e APIs que eu estou usando? Mesmo que isso demande muito tempo

1 resposta

Olá Gabriel!

A sua dúvida é bastante comum entre desenvolvedores, especialmente quando estamos lidando com bibliotecas e frameworks que têm muitas camadas e abstrações, como é o caso do Spring Security.

O método authentication.getPrincipal() retorna um Object que, dependendo da implementação do seu sistema de autenticação, pode ser convertido para uma instância da sua classe Usuario. Isso acontece porque o Principal é uma interface que representa o usuário autenticado, e a implementação concreta pode variar.

Sobre a sua pergunta se é esperado que você, como desenvolvedor, decore tudo isso: não é necessário decorar todos os detalhes de implementação das bibliotecas e APIs que você usa. É bastante comum, e até esperado, que você consulte a documentação frequentemente. Isso faz parte do processo de desenvolvimento e é uma prática saudável, pois garante que você está utilizando as ferramentas de forma correta e eficiente.

Por exemplo, ao trabalhar com o Spring Security, é útil ter uma compreensão geral de como ele funciona, mas para detalhes específicos, como o uso de authentication.getPrincipal(), consultar a documentação ou buscar exemplos na internet é uma abordagem prática e eficiente.

Com o tempo você vai acabar memorizando coisas que são comuns e repetitivas em projetos, de uma maneira natural.

Espero ter ajudado e bons estudos!