1
resposta

Duvida sobre o problema A, Conceito

Olá, estou com dúvida no problema A, em relação a varíavel de probabilidade de sucesso.

Número de Ensaios = 10 --> Temos 10 integrantes Possibilidades = 2 --> podemos selecionar um homem ou uma mulher Probabilidade = 1 / Possibilidade = 1/2 Quantidade de Sucesso = 7

Na correção ele afirma que a probabilidade é de 70%, para tal afirmação, devemos assumir que em uma amostra de 10 pessoas temos a representação de toda uma população, e ponderamos em cima da possibilidade. Mas não entendi o porque disso. Até porque o problema quer saber qual a probabilidade da amostra repetir a mesma proporcionalidade da população, e o que defini essa proporcionalidade seria a quantidade de sucesso, e nao na probabilidade, fazendo isso, eu ja insinuo a a mesma proporção.

Estou me baseando no conceito aplicado nos exercícios anteriores

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidadeAlguem poderia me ajudar a entender tal resolução ?

1 resposta

Olá Sergio, tudo bem?

Desculpe a demora em obter retorno.

A probabilidade de sucesso se refere à probabilidade de ocorrer um evento específico em um único ensaio ou tentativa. Geralmente, quando há duas possibilidades igualmente prováveis (como lançar uma moeda), a probabilidade de sucesso em um único ensaio é de 50%, o que é representado por p = 0,5.

Entretanto, o que torna esse problema um pouco mais complexo é o fato de que você está tentando avaliar se a amostra selecionada reflete a mesma proporção de gênero da população de chefes de domicílio, onde a proporção de homens é de quase 70%. Não estamos apenas lidando com questão de gênero, mas sim gêneros que são chefes de domicílio. Nesse contexto, a probabilidade de sucesso (p) não pode ser simplesmente 0,5, pois não estamos tratando de uma situação com duas possibilidades igualmente prováveis.

Para que a amostra seja representativa da proporção de gênero da população, é essencial que a probabilidade de sucesso (p) seja equivalente à proporção real de homens na população. No caso, essa proporção é de 70%, o que significa que a probabilidade de sucesso (p) deve ser 0,7.

Ao utilizar p = 0,7, você está garantindo que a amostra selecionada tenha uma probabilidade de sucesso em cada ensaio que corresponda à proporção real de homens como chefes de domicílio na população.

Espero ter esclarecido.

Caso surja alguma dúvida, fico à disposição.

Abraços e até mais!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!