No exemplo desta aula foi usado a media para calcular a variância. É possível calcular a variância, com essa mesma formula, utilizando moda ou mediana?
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
No exemplo desta aula foi usado a media para calcular a variância. É possível calcular a variância, com essa mesma formula, utilizando moda ou mediana?
Oi Gabriel, tudo bom?
Acredito que só é possivel calcular a variância a partir da média. O que faz bastante sentido já que o proprio conceito de variância, veio de um problema da representação com a média.
Lembra que lá no capitulo 5, quando foi apresentado variabilidade, a gente tinha um probleminha porque a média só nos dava a tendência central do nosso conjunto de dados, ou seja, qual era o valor mais esperado. Mas, isso não era suficiente porque a gente precisava saber também o quanto esses dados variavam!
A variância é justamente isso, é uma medida da sua dispersão estatística, indicando "o quão longe" em geral os seus valores se encontram do valor esperado (média).
Colocar a mediana no lugar da média, seria calcular o "quão longe" em geral seus valores se encontram do valor do meio da sua distribuição organizada de forma crescente ou decrescente. O que não me parece ser muito util para análises =/
A moda seria a mesma coisa, mas para o valor que mais se repete.
Qualquer duvida, compartilhe com a gente =)
Entendi, mas quando eu tenho dados que não forma uma curva normal. Devo usar moda ou mediana para calcular o ponto central, certo?! Existe alguma forma de saber o quanto meus dados estão dispersos da moda ou mediana?
Obrigado pela dica
Entendo... muitos dos conceitos de estatística foram criados com base nos padrões da curva normal. Pois, a partir disso, sabemos que há um padrão na forma com que os dados são distribuídos na nossa amostra! O desvio padrão é um deles, sabendo que os dados se distribuem uniformemente, faz sentido querer saber o desvio da média.
A grande maioria dos casos recaem na curva normal.
Quando trabalhamos com curvas não normais (ou não gaussianas) precisamos utilizar outras ferramentas estatísticas como, por exemplo, a estatistica não parametrica que não assume um padrão na distribuição dos dados.
Entendi perfeitamente. Muito obrigado André