Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

Duvida sobre o ponto central

No exemplo desta aula foi usado a media para calcular a variância. É possível calcular a variância, com essa mesma formula, utilizando moda ou mediana?

4 respostas

Oi Gabriel, tudo bom?

Acredito que só é possivel calcular a variância a partir da média. O que faz bastante sentido já que o proprio conceito de variância, veio de um problema da representação com a média.

Lembra que lá no capitulo 5, quando foi apresentado variabilidade, a gente tinha um probleminha porque a média só nos dava a tendência central do nosso conjunto de dados, ou seja, qual era o valor mais esperado. Mas, isso não era suficiente porque a gente precisava saber também o quanto esses dados variavam!

A variância é justamente isso, é uma medida da sua dispersão estatística, indicando "o quão longe" em geral os seus valores se encontram do valor esperado (média).

Colocar a mediana no lugar da média, seria calcular o "quão longe" em geral seus valores se encontram do valor do meio da sua distribuição organizada de forma crescente ou decrescente. O que não me parece ser muito util para análises =/

A moda seria a mesma coisa, mas para o valor que mais se repete.

Qualquer duvida, compartilhe com a gente =)

Entendi, mas quando eu tenho dados que não forma uma curva normal. Devo usar moda ou mediana para calcular o ponto central, certo?! Existe alguma forma de saber o quanto meus dados estão dispersos da moda ou mediana?

Obrigado pela dica

solução!

Entendo... muitos dos conceitos de estatística foram criados com base nos padrões da curva normal. Pois, a partir disso, sabemos que há um padrão na forma com que os dados são distribuídos na nossa amostra! O desvio padrão é um deles, sabendo que os dados se distribuem uniformemente, faz sentido querer saber o desvio da média.

A grande maioria dos casos recaem na curva normal.

Quando trabalhamos com curvas não normais (ou não gaussianas) precisamos utilizar outras ferramentas estatísticas como, por exemplo, a estatistica não parametrica que não assume um padrão na distribuição dos dados.

Entendi perfeitamente. Muito obrigado André

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software