eu não entendi muito bem o relacionamento do usuário com perfil, muitos usuários podem ter vários perfis? não seria vários usuários tem um perfil?
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
eu não entendi muito bem o relacionamento do usuário com perfil, muitos usuários podem ter vários perfis? não seria vários usuários tem um perfil?
Oi Felipe,
Na verdade isso é algo que pode variar em cada sistema.
Mas no caso do exemplo do curso, seria assim: um usuário pode ter mais de um perfil, e um determinado perfil pode estar associado a vários usuários.
Por exemplo, imagine que temos os seguintes perfis:
Se um usuário é apenas aluno, então ele teria apenas um perfil: ROLE_ALUNO.
Se um usuário for instrutor, ele pode executar as ações de aluno, de moderador e também de instrutor, logo ele teria 3 perfis: ROLE_ALUNO, ROLE_MODERADOR e ROLE_INSTRUTOR.
A ideia é que o sistema possa permitir que um usuário acumule perfis e as permissões de cada perfil que ele possuir, ao invés dele apenas ficar vinculado a um único perfil.
Essa que foi a ideia apresentada no curso, que é um modelo bastante comum e utilizado em aplicações.
Mas como eu disse antes, isso não é uma regra universal e também é comum você encontrar sistemas onde cada usuário possui apenas um único perfil.
Bons estudos!