Ola, boa noite! tenho uma dúvida simples. O PDV se encaixa no mesmo padrão do Jobs to be done? Notei que são frameworks bem similares...
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Ola, boa noite! tenho uma dúvida simples. O PDV se encaixa no mesmo padrão do Jobs to be done? Notei que são frameworks bem similares...
Olá, Tamires. Como está?
Sobre sua dúvida, o PDV (Point of View) e o Jobs to be Done (JTBD) são frameworks diferentes, embora possam ter algumas semelhanças em termos de abordagem.
O PDV é uma ferramenta utilizada no design para entender e representar o ponto de vista de um usuário ou de um grupo de usuários em relação a um problema ou desafio específico. Ele envolve a criação de personas, que são representações fictícias de arquétipos de usuários com características, necessidades e objetivos distintos. O PDV ajuda os designers a compreenderem as perspectivas dos usuários durante o processo de design e a tomar melhores decosões.
Por outro lado, o Jobs to be Done é um framework que se concentra nas necessidades, desejos e motivações de clientes ao realizar um determinado trabalho ou tarefa. Desta maneira, envolve compreender o contexto em que clientes se encontram, os problemas que estão tentando resolver e os resultados que esperam alcançar. O Jobs to be Done ajuda as empresas a identificarem os "trabalhos" que clientes estão tentando realizar e a projetarem produtos ou serviços que atendam a essas necessidades de maneira mais eficaz.
Embora tanto o PDV quanto o JTBD sejam abordagens voltadas para entender a pessoa usuária e suas necessidades, o PDV se concentra mais em representar o ponto de vista de usuários e usuárias como parte do processo de design, enquanto o JTBD se concentra em identificar e entender as necessidades e motivações de consumidores para desenvolver soluções adequadas.
Em resumo, o PDV é uma ferramenta utilizada no design para compreender o ponto de vista de usuários e usuárias, enquanto o JTBD é uma teoria mais ampla que se concentra nas necessidades e motivações de consumidores. Embora possam se complementar, são abordagens distintas.
Se tiver qualquer dúvida, estou aqui, ok?
Abraços!