Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Dúvida sobre o p_valor obtido na resposta do exercício

Ainda sobre o resultado do p_valor obtido no exercício e que foi questionado em um tópico anterior neste fórum. Por já ter sido aberto há bastante tempo não permite que eu inclua uma reposta e por isso estou abrindo este novo tópico. Na minha opinião a resposta da questão está errada, já que, nela é estabelecida a média do processo com o valor "igual a 500g" o que torna a natureza do teste como bicaudal. Consequentemente, a forma de cálculo de p_valor deveria envolver a multiplicação por 2 assim como no exemplo dado na aula correspondente, ou seja p_valor = 2 * (1 - norm.cdf(z)). Gostaria de saber se está correta a minha interpretação.

2 respostas
solução!

Depois de analisar melhor, acho que consegui entender o meu erro. O exercício anterior era bicaudal, pois o problema levava em consideração quando o volume médio caía abaixo de 500 ml e quando passava de 500 ml, ou seja, dois intervalos distintos. Neste último, como considerava apenas "igual a 500g", ou seja, apenas um intervalo, considera-se como um teste unicaudal e por isso não deve ser multiplicado por 2 na fórmula.

Eu fiquei com a mesma dúvida que você, e pelo o que tinha entendido esse exercício também é bicaudal, pois sempre que se tem um valor "igual a" estamos tratando de bicaudal. Então, pra mim, a resposta do exercício tá errada, já que deveria multiplicar por 2 na fórmula.