Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

Duvida sobre o maven

Boa tarde comecei o curso de maven agora, não sei nada sobre ele e oque ele melhora em aplicações. Porem para configurar tem que fazer todos aqueles processo pelo prompt de comando? não teria outra forma?

4 respostas
solução!

Oi, Alisson!

Assim como o Java, a forma mais primitiva do Maven é feito pelo prompt de comando. Justamente por causa da natureza do Java de ser multiplataforma, trabalhamos com esse tipo de configuração.

É importante aprender a manipular a ferramenta pelo prompt, pois há servidores que não possuem interface gráfica para você configurar e instalar as coisas. Você é obrigado a fazer através de comandos no prompt.

Apesar de ser trabalhoso, isso acaba se tornando algo natural com a prática e isso é obrigado para a instalação e configuração da ferramenta. Porém, as IDEs atualmente já vêm com plugins para trabalhar com o Maven em seus projetos. Isso diminui um pouco (mas não elimina) a necessidade de trabalhar no prompt.

Arthur como sempre preciso nas respostas. o problema é que eu fiquei totalmente perdido com as instruções do instrutor... Praticamente eu só via ó código e coloca no meu CMD, pelo simples motivo de não tar entendendo nada do que tava fazendo! praticamente. Eu criei um projeto chamado produtos e com o maven já! Pois então não teria como eu fazer isso manualmente mais pelo java? criar um projeto e depois mudar ele para o maven, ou ja criar um projeto direto com o maven! só não queria a parte do CMD! mais acho que vou ver a video aula novamente e ver detalhadamente! Pode marcar como resulvido, Excelente resposta

Vou dividir em partes a sua resposta:

O problema é que eu fiquei totalmente perdido com as instruções do instrutor...

De início tem uma certa dificuldade mesmo. Quem está acostumado a usar Linux é mais fácil, pois fazemos muitas pelo terminal. Faça o que você disse depois e veja novamente a vídeo aula. Se ajudar, leia o texto que talvez fique mais fácil de acompanhar ao invés de ficar pausando o vídeo.

Eu criei um projeto chamado produtos e com o maven já! Pois então não teria como eu fazer isso manualmente mais pelo java?

Não há uma configuração automática do Maven, pelo menos não no Windows (no Linux tem) por causa da forma como o Windows foi feito. A única forma de configurar isso é através da janela de configuração. Se houvesse uma forma de configurar tudo pelo prompt de comando, certamente existiria um instalador ou arquivo .bat que configurasse automaticamente para você.

Essa configuração pela linha de comando você só faz nessa primeira aula. Da segunda aula em diante você faz tudo por dentro do Eclipse. Porém, é importante passar pela primeira, pois uma hora você vai ter que publicar o seu projeto ou configurar seu servidor com o Maven.

Criar um projeto e depois mudar ele para o maven, ou ja criar um projeto direto com o maven

Dá para fazer as duas coisas, apesar de que a primeira é bastante enjoada, tendo que corrigir alguns problemas de conflito. Criar um projeto direto com o Maven você aprende no curso.

Boa noite, então dei uma olhada na video aula denovo e ñ me perdi tanto assim! acho que é falta de pratica usar o CMD até porque eu só crio ele e trabalho com ele por aqui pelo java mesmo.