Minha duvida seria que, ate onde sei, a porcentagem de lucro, ou margem de lucro, nao dapela divisao do Lucro pela Despesa e sim da divisao do Lucro pelo preco de venda. Entao, seria impossivel uma pessoa ter uma a %lucro acima de 100%. Correto?
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Minha duvida seria que, ate onde sei, a porcentagem de lucro, ou margem de lucro, nao dapela divisao do Lucro pela Despesa e sim da divisao do Lucro pelo preco de venda. Entao, seria impossivel uma pessoa ter uma a %lucro acima de 100%. Correto?
Oii, Pedro! Tudo bem?
Isso mesmo! A margem de lucro é calculada pela divisão do lucro pelo preço de venda, e não pelas despesas, essa é a fórmula mais comum e utilizada para avaliar a lucratividade de uma empresa.
Porém, no contexto da aula foi utilizada uma outra forma de calcular baseado no objetivo, em vez de dividir o lucro pelo preço de venda, está dividindo o lucro pelas despesas. Neste caso, é possível ter acima de 100% de %Lucro. Pela didática é importante também abordar outras formas e entender os resultados obtidos.
Então é importante sempre analisar o contexto que está inserido e no objetivo para utilizar o cálculo que melhor se encaixa.
Espero ter esclarecido sua dúvida. Caso surjam outras, compartilhe no fórum.
Bons estudos, Pedro!