1
resposta

Dúvida sobre o Gateway

O Gateway quando traz um questionamento de sim ou não, não deveria ser indicado no fluxograma? No video "Refinando a modelagem To Be" a Maria pediu que acrescentássemos no processo uma confirmação , não deveriamos indicar o que fazer quando for sim e quando for não ?

1 resposta

Olá, Tainá! Tudo bem?

Realmente é uma boa prática e ajuda na compreensão do modelo a indicação dos rótulos de saída dos caminhos do gateway. No processo, a pedido da Maria, foi acrescentado nesta aula de refinamento a decisão com dois caminhos:

  • O fluxo em linha reta que se liga à atividade "Finalizar pedido";

  • O fluxo na parte debaixo que vai para o evento "Fim", mas que também poderia ser ligado a um evento de espera, por exemplo.

O primeiro corresponderia ao "sim" do gateway e o segundo ao "não". Você não precisa necessariamente chamar estes rótulos de "sim" e "não", pode colocar "pedido confirmado" e "pedido não confirmado", por exemplo. Porém, realmente estaria melhor representado se estas palavras estivessem indicadas nas respectivas linhas de decisão. Um exemplo de como ficaria:

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

OBS: Para adicionar a descrição, basta dar dois cliques na linha correspondente e escrever o rótulo.

Nós agradecemos muito pelo seu apontamento, ele nos ajuda a melhorar continuamente nosso conteúdo e auxilia outros alunos que possam ter tido esta dúvida.

Desejo ótimos estudos a você, qualquer coisa estamos à disposição! :)

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software