Deixa eu ver se entendi então, para se utilizar o justify content tem q estar em row para funcionar, e para usarmos o align items é necessário estar em column?
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Deixa eu ver se entendi então, para se utilizar o justify content tem q estar em row para funcionar, e para usarmos o align items é necessário estar em column?
Levi, tudo bem? Boa noite.
Pelo o que entendi das aulas, quando utilizamos o Display:Flex tudo fica em uma linha só, agrupando todos os elementos. Align-items controla o alinhamento dos itens no container. justify-content é uma propriedade que define o alinhamento dos itens de acordo com o seu eixo principal que pode ser uma na linha como mencionado.
Olá, Levi. Tudo bem?
Não necessariamente. As propriedades justify-content e align-items podem ser usadas em qualquer tipo de flex container, independentemente de estar em row ou column.
Controla o alinhamento dos itens no eixo principal do flex container. Se o flex direction for row, o eixo principal será horizontal, enquanto se for column, será vertical. Portanto, justify-content afetará o alinhamento horizontal dos itens em row e o alinhamento vertical em column.
Controla o alinhamento dos itens no eixo transversal do flex container. Novamente, se o flex direction for row, o eixo transversal será vertical, enquanto se for column, será horizontal. Assim, align-items afetará o alinhamento vertical em row e o alinhamento horizontal em column.
Portanto, não é necessário que o flex container esteja em row para usar justify-content, nem em column para usar align-items. Você pode usar essas propriedades conforme necessário, dependendo do layout que você deseja alcançar.
Caso tenha ficado alguma dúvida, sinta-se à vontade em comunicar, estou à disposição em poder ajudar!
Um forte abraço e bons estudos!