Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Dúvida sobre o denominador do cálculo da variância para amostras.

Considerando o exemplo que foi explicado para o cálculo de variância - (1,2,9) - subtrair 1 do denominador para calcular a variância - (3-1) - provoca uma alteração significativa no resultado. Entretanto, caso eu tenha uma amostra bem mais significativa, o valor "1" não fará tanta diferença. Sendo assim, existe algum modo de calcular o valor a ser subtraído no denominador do cálculo da variância para amostras, de modo que represente melhor a proporcionalidade entre a amostra e a população??

2 respostas
solução!

Victor, bom dia! Seria o caso desta significativa alteração no resultado tenha ocorrido porque você utilizou a população total (1,2,9) e não apenas uma amostra desta população? Acredito que utilizando a população total não seja necessário utilizar o (-1).

Mauricio, obrigado pela resposta. A aula seguinte respondeu a pergunta. Quando a amostra é grande, basta usar o cálculo da variância da população, ou seja, sem o -1.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software