Bom dia
Eu estou com uma duvida do porque se usa o contador += 1 ao invés de BREAK ?
O que exatamente esse += faz ali qual seria a logica
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Bom dia
Eu estou com uma duvida do porque se usa o contador += 1 ao invés de BREAK ?
O que exatamente esse += faz ali qual seria a logica
Olá, estudante, como vai?
O operador += 1 é uma forma de atualizar o valor de uma variável somando 1 ao que ela já possui. No caso do contador, isso significa que a cada repetição do while ele vai aumentando em 1 até que chegue a 10, momento em que a condição contador < 10 se torna falsa e o loop para naturalmente.
O break também pode ser usado para encerrar um loop, mas a diferença é que ele interrompe o loop de forma imediata, sem depender da condição escrita no while .
Já o contador += 1 faz parte da lógica de controle: você está dizendo explicitamente como o loop deve progredir até alcançar o limite estabelecido.
Por exemplo, se escrevermos:
contador = 0
while contador < 5:
print(contador)
contador += 1
Esse código vai imprimir os números de 0 até 4. Agora, se fosse usado um break, precisaríamos colocar uma condição dentro do loop, como:
contador = 0
while True:
print(contador)
contador += 1
if contador == 5:
break
Os dois funcionam, mas a primeira forma é mais clara para representar um loop que depende de uma condição de parada.
Sua pergunta foi muito boa. Sempre que surgir uma dúvida, compartilhe no fórum, estamos à disposição para ajudar.