Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Duvida sobre o contador += 1

Bom dia

Eu estou com uma duvida do porque se usa o contador += 1 ao invés de BREAK ?
O que exatamente esse += faz ali qual seria a logica

Garanta sua matrícula hoje e ganhe + 2 meses grátis

Continue sua jornada tech com ainda mais tempo para aprender e evoluir

Quero aproveitar agora
1 resposta
solução!

Olá, estudante, como vai?

O operador += 1 é uma forma de atualizar o valor de uma variável somando 1 ao que ela já possui. No caso do contador, isso significa que a cada repetição do while ele vai aumentando em 1 até que chegue a 10, momento em que a condição contador < 10 se torna falsa e o loop para naturalmente.

O break também pode ser usado para encerrar um loop, mas a diferença é que ele interrompe o loop de forma imediata, sem depender da condição escrita no while .

Já o contador += 1 faz parte da lógica de controle: você está dizendo explicitamente como o loop deve progredir até alcançar o limite estabelecido.

Por exemplo, se escrevermos:

contador = 0
while contador < 5:
 print(contador)
 contador += 1

Esse código vai imprimir os números de 0 até 4. Agora, se fosse usado um break, precisaríamos colocar uma condição dentro do loop, como:

contador = 0
while True:
 print(contador)
 contador += 1
 if contador == 5:
  break

Os dois funcionam, mas a primeira forma é mais clara para representar um loop que depende de uma condição de parada.

Sua pergunta foi muito boa. Sempre que surgir uma dúvida, compartilhe no fórum, estamos à disposição para ajudar.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!