2
respostas

Dúvida sobre o comando SUDO SU

Boa noite, tudo bem?

Onde eu trabalho para acessar o root nós usamos o comando SUDO SU - , eu gostaria de saber o que significa esse -

2 respostas

Olá, Raquel. Tudo bem?

O comando sudo su - que você mencionou é usado para mudar para o usuário root no Linux. Vamos entender o que cada parte desse comando faz:

• sudo: Este comando permite que um usuário execute um comando como superusuário ou outro usuário, conforme especificado pelo arquivo de configuração sudoers. Basicamente, ele concede permissões temporárias de administrador para executar comandos que normalmente exigiriam privilégios de root.

• su: Significa "substitute user" (substituir usuário). Quando usado sozinho, ele troca o usuário atual para o root, desde que você tenha a senha do root.

• -: Este é um argumento para o comando su que inicia um novo shell de login. Isso significa que ele não apenas muda para o usuário root, mas também carrega o ambiente desse usuário, como variáveis de ambiente e o diretório inicial.

Portanto, quando você usa sudo su -, você está efetivamente se tornando o usuário root e inicializando o ambiente como se tivesse feito login diretamente como root. Isso garante que você tenha o mesmo ambiente que o root teria ao fazer login diretamente.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓.Bons Estudos!

Muito obrigada pela explicação Renan. Me ajudou muito!!