Boa noite, tudo bem?
Onde eu trabalho para acessar o root nós usamos o comando SUDO SU - , eu gostaria de saber o que significa esse -
Boa noite, tudo bem?
Onde eu trabalho para acessar o root nós usamos o comando SUDO SU - , eu gostaria de saber o que significa esse -
Olá, Raquel. Tudo bem?
O comando sudo su -
que você mencionou é usado para mudar para o usuário root no Linux. Vamos entender o que cada parte desse comando faz:
sudo
: Este comando permite que um usuário execute um comando como superusuário ou outro usuário, conforme especificado pelo arquivo de configuração sudoers
. Basicamente, ele concede permissões temporárias de administrador para executar comandos que normalmente exigiriam privilégios de root.
su
: Significa "substitute user" (substituir usuário). Quando usado sozinho, ele troca o usuário atual para o root, desde que você tenha a senha do root.
-
: Este é um argumento para o comando su
que inicia um novo shell de login. Isso significa que ele não apenas muda para o usuário root, mas também carrega o ambiente desse usuário, como variáveis de ambiente e o diretório inicial.
Portanto, quando você usa sudo su -
, você está efetivamente se tornando o usuário root e inicializando o ambiente como se tivesse feito login diretamente como root. Isso garante que você tenha o mesmo ambiente que o root teria ao fazer login diretamente.
Espero ter ajudado e bons estudos!
Muito obrigada pela explicação Renan. Me ajudou muito!!