Fala Turma!
Estou analisando um cenário de monitoramento de disco no Linux para o site "ADOPET" e me deparei com uma questão que gerou uma dúvida técnica sobre o comando du.
O Cenário:
Preciso monitorar o diretório /home/adopet, que armazena as imagens dos pets. O objetivo é obter o uso de disco desse diretório específico e salvar o resultado em um arquivo de log.
Os Requisitos da Tarefa eram:
Obter o uso de disco do diretório /home/adopet.
Excluir as informações de seus subdiretórios. (Este é o ponto principal da minha dúvida).
Redirecionar a saída para o arquivo armazenamento-diretorio-principal.txt.
A Análise da Questão:
A questão apresentava várias alternativas, e a opção indicada como correta era:
du -sh /home/adopet >> armazenamento-diretorio-principal.txt
A justificativa dizia que esta opção "calcula o uso de disco para o diretório especificado, excluindo seus subdiretórios".
Minha Dúvida:
Pelo que eu entendo do comando du (Disk Usage), a flag -s (ou --summarize) não exclui os subdiretórios do cálculo total.
O comando du -h /home/adopet (sem o -s) listaria o tamanho de /home/adopet e de cada subdiretório dentro dele, recursivamente.
O comando du -sh /home/adopet (com o -s) resume o uso de disco. Ele mostra apenas uma linha com o total do diretório /home/adopet, mas esse total inclui o tamanho de todos os arquivos e subdiretórios que estão dentro dele.
Portanto, a flag -s não "exclui" os subdiretórios do cálculo de tamanho; ela apenas "exclui" os subdiretórios da listagem de saída, mostrando só o resumo.
A descrição da questão (dizendo que o comando "exclui seus subdiretórios") não estaria tecnicamente incorreta? O mais certo não seria dizer que o comando "resume" ou "totaliza" o uso de disco?
Se a intenção fosse realmente calcular o tamanho apenas dos arquivos que estão na raiz de /home/adopet (e ignorar o que está nos subdiretórios), o comando não teria que ser outro?
O que vocês acham? É só um erro de semântica na pergunta (trocaram "resumir" por "excluir")?