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duvida sobre o código

<canvas width="600" height="400"></canvas>

<script>

    var tela = document.querySelector('canvas');
    var pincel = tela.getContext('2d');
    pincel.fillStyle = 'lightgray';
    pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);

    var x = 20;
    var y = 20;

    // códigos do teclado

    var esquerda = 37;
    var cima = 38;
    var direita = 39;
    var baixo = 40;

    // taxa de incremento
    var taxa = 10;

    function desenhaCirculo(x, y, raio) {

        pincel.fillStyle = 'blue';
        pincel.beginPath();
        pincel.arc(x, y, raio, 0, 2 * Math.PI);
        pincel.fill();
    }

    function limpaTela() {

        pincel.clearRect(0, 0, 600, 400);
    }

    function atualizaTela() {

        limpaTela();
        desenhaCirculo(x, y, 10);
    }

    setInterval(atualizaTela, 20);

    function leDoTeclado(evento) {

         if(evento.keyCode == cima) {

            y = y - taxa;

        } else if (evento.keyCode == baixo) {

            y = y + taxa;

        } else if (evento.keyCode == esquerda) {

            x = x - taxa;

        } else if (evento.keyCode == direita) {

            x = x + taxa;
        }
    desenhaCirculo(x,  y,  10);
    }

   document.onkeydown = leDoTeclado;

</script>

Este código possui a function atualizaTela, que a cada movimento limpa a bolinha anterior. Porém, onde é dito ao navegador que essa função deve ser executada após uma tecla? pelo código imaginei que a tela seria limpa a cada 20 milisegundos.

2 respostas

Boa tarde, Vinicius! Como vai?

A função atualizaTela() é invocada a cada 20 milissegundos como é visto nesse trecho de código setInterval(atualizaTela, 20)! A função que é executada a cada tecla pressionada é a leDoTeclado() como visto a seguir: document.onkeydown = leDoTeclado.

Pegou a ideia? Qualquer coisa é só falar!

Grande abraço e bons estudos, meu aluno!

Boa noite, Gabriel. Isso eu entendi, a dúvida é: para que serve essa função neste caso?