Olá Yuri, tudo bem?
Peço desculpas pela demora em te responder.
Os gráficos foram gerados diretamente a partir dos dados fictícios utilizados no curso. Apenas pela observação do comportamento das linhas, já podemos assumir se uma sazonalidade é aditiva ou multiplicativa e isso pode ser bastante útil para definir estratégias empresariais, por exemplo.
Na sazonalidade aditiva, o valor esperado em um determinado período é sempre uma adição à média móvel dos dados da série temporal analisada. Ou seja, a variação em torno da média é constante em todos os períodos, independentemente do nível de demanda ou outros fatores.
Já na sazonalidade multiplicativa, os dados se distanciam da média móvel de forma mais "drástica", em uma proporção que varia conforme o nível de demanda ou outros fatores. Nesse caso, a variação dos dados em relação à média é maior em períodos de alta demanda e menor em períodos de baixa demanda.
É importante compreender o tipo de sazonalidade presente em um conjunto de dados, pois isso pode influenciar significativamente na tomada de decisão. Por exemplo, se a sazonalidade for aditiva, as empresas podem adotar estratégias de preços fixos durante o ano todo, ajustando-os apenas para cobrir a inflação ou outras mudanças de custos. Já se a sazonalidade for multiplicativa, as empresas podem adotar estratégias de preços dinâmicos, ajustando-os de acordo com a demanda de cada período.
Espero ter ajudado! Abraço.