2
respostas

Dúvida sobre o business agility

Conforme a atividade proposta, mapeei os processos da empresa onde trabalho, empresa de sistema contábil, quais sejam:

Prospecção comercial ----> Vendas -----> Treinamentos do sistema (Implantação) -----> Conclusão da implantação -----> Suporte/Atendimento ao cliente.

Nesses processos, o comercial precisa estar atualizado nas funcionalidades do sistema, o qual entra em contato com os implantadores e suporte. Já o suporte, muitas vezes, precisa contar com a expertise dos implantadores.

Contudo, a entidade sofre bastante com a escassez de mão de obra qualificada para implantador(a), fazendo com que sempre esteja deficitária nesse quesito, e acaba reaproveitando pessoas do suporte na implantação.

Nessa dor que a empresa tem, como agilizar/suprir essa falta de mão de obra qualificada?

2 respostas

Olá Isaque. Mão de obra hoje especializada esta cada vez mais dificil. Muitas empresas, nao digo o caso da sua, mas a maioria das empresas querem pessoas já especializadas e com tempo de experiencia já de algum tempo para poder contrata-las. Porém, existe um mundo de outras pessoas que querem apenas uma oportunidade para poderem aprender, crescer e se profissionalizar, as vezes muitas delas já até estudaram e se formaram mas não tiveram oportunidade de entrar no mercado propriamente dito. Dentro de um dos topicos falado pelo professor, a ideia seria talvez manter a dinamica entre os departamentos fazendo assim com que haja um aprendizado maior pela equipe e assim após a equipe ir se especializando , a empresa poderia realocar os funcionarios para que o processo não se perca mas continue sendo agil. Não sei se expliquei bem, mas pelas aulas o que entendo que poderia se encaixar seria essa ideia. Bons estudos!

Oi Priscila, entendi seu ponto de vista e sua vivência. Aqui a empresa já faz isso, porém o que ocorre é que os profissionais mais sobrecarregados ou que fazem múltiplas tarefas, acabam migrando para outra empresa. Muito obrigado e tenha uma ótima semana!