Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Duvida sobre o armazenamento dos dados

Bom dia,

Gostaria de saber um pouco mais sobre esse arquivo db.json. Ao clicar em adicionar cliente percebi que o mesmo é salvo no arquivo db.json, isso é alguma função do NodeJS? Se sim é nativo? Ou preciso instalar algum modulo para salvar dados nesse arquivo. (obs: estou perguntando, pois, no inicio do projeto instalamos diversos módulos, então não sei se se isso é uma função de algum deles ou do proprio NodeJS)

2 respostas
solução!

Oi Victor, tudo certo?

Esse arquivo db.json é referente à biblioteca json-server, que inicializamos no início do curso para rodar o nosso back-end, enquanto o front-end irá consumir esses dados. Essa biblioteca é na verdade, uma API fake, onde todos os dados serão salvos nesse arquivo db.json, sem nenhum banco de dados, tratamento de dados ou algo do tipo. É realmente apenas para simularmos um back-end e conseguirmos ter um front-end com dados a serem consumidos e carregados na nossa aplicação. Faz sentido?

Em questão de adicionar um cliente e ele ser salvo nesse arquivo, quem faz isso é a própria biblioteca json-server, não sei te dizer ao certo qual o funcionamento interno dela, mas com certeza ela usa o NodeJS nativo por trás do panos para realizar o seu funcionamento completo, já que é uma biblioteca onde você pode encontrar via NPM (NPM significa "Node Package Manager", que é um repositório online com a finalidade de publicação de projetos NodeJS de código aberto).

Você pode encontrar mais informações sobre ela aqui.

Espero ter ajudado, bons estudos =)

Obrigado Giovanna