Caso eu quisesse que a página ao recarregar mantivesse as alterações realizadas pelo usuário, como faria? Imagino que as informações precisariam estar armazenadas em algum banco de dados, mas como seria a implementação dele no React?
Caso eu quisesse que a página ao recarregar mantivesse as alterações realizadas pelo usuário, como faria? Imagino que as informações precisariam estar armazenadas em algum banco de dados, mas como seria a implementação dele no React?
Fala Yan, tudo bem?
Depende muito do tipo de informação, se fosse uma preferência de idioma ou um tema selecionado eu usaria o localStorage do navegador ( existem outras opções de armazenamento de informações no navegador, vale a pena dar uma conferida). Esse tipo de informação não é sensível e não tem problema que o usuário veja, ou que o navegador armazene isso.
Já se eu estivesse trabalhando com o saldo de uma conta de banco, um acesso de informações confidenciais de uma empresa ou algum outro tipo de dado sensível, somente um usuário autorizado poderia ver isso, então eu utilizaria uma API com controle de acesso por usuários, e iria consumir a API no front end, assim eu tenho o controle dos dados, impedindo que alguém não autorizado acesse ou modifique essas informações
Vitor, obrigado pela resposta!
Pergunto mais no sentido da aula em si, em que criamos cards personalizados para uma equipe, porém esses mesmos cards e todo o progresso é perdido assim que fechamos ou recarregamos o navegador. Minha dúvida principal é em relação a esses novos dados criados pelo usuário, se seriam possíveis de serem armazenados de alguma forma (não tenho conhecimento de banco de dados) para que seja possível carregá-los posteriormente sem perder o "progresso".
Acho que é algo que você pode tentar fazer com o local storage mesmo. Dentro dos seus componentes você pode pensar em como guardar esses dados, talvez depois de adicionar um novo Card você pode salvar esse novo item em um array e depois guardar tudo no storage
E também é necessário pensar em como carregar essas informações e "montar" os Cards com elas. Se você estiver usando um array, pode utilizar o método map para retornar um novo Card pra cada item dele
Salve, Yan!
Você consegue persistir os dados na localStorage.
Você vai atualizando a cada novo membro do time e, ao iniciar a aplicação, você inicia o estado local com os dados recuperados da localStorage
.
É um bom desafio! :)
Esse é um tema tão bacana que tem até um curso sobre isso, se liga aqui.
Se precisar de ajuda na implementação, avisa pra gente! :)