6
respostas

Dúvida sobre o alert

Olá, bom dia a todos.

Por favor, eu estou tentando fazer o meu primeiro código sozinha, para testar o que eu aprendi na aula de programação, porém o meu alert não funciona. Eu já reli algumas vezes, revi alguns códigos do professor, mas não vai. O meu programa é um alerta da quantidade de novelos de lã que são necessários para fazer uma blusa, aparece o alerta do tamanho e a quantidade de pontos, porém na hora de aparecer o resultado que é a quantidade de novelos, não aparece. Por favor, poderia me ajudar no que eu estou errado. Segue o meu código.

Quantidades de novelos de lã para fazer a sua blusa

6 respostas

Jessica, Bom dia!

Teu código não veio na pergunta. Tenta responder aqui com o código para darmos uma olhada.

Olá Eraldo, bom dia, me desculpa, eu pensei que estava informado aí. Mas segue ele. E muito obrigada.

Quantidades de novelos de lã para fazer a sua blusa

Oi Jessica,

Ainda não consegui visualizar teu código no forúm. Aqui tem um atalho de ctrl+alt+c para você colar o código dentro das três crases que irão aparecer.

<meta charset="utf-8">

<h1>Quantidades de novelos de lã para fazer a sua blusa</h1>

<script>

function pulaLinha(){
        document.write("<br>"); 
    }

function mostra(frase){
        document.write(frase); 
        pulaLinha(); 
    }

function calculaQuantidadeDeLã(pontos, quantidade) {
            return quantidadeDeNovelos / (pontos * quantidade ); 
    }

var tamanhos = ["P", "M", "G"]; 

var tamanho = prompt("Informe o seu tamanho");

var quantidadeDePontos = prompt(tamanho + ", informe a quantidade de pontos inicial ");

var totalDenovelos = calculaTotaldeNovelos(tamanho, pontos);

mostra(tamanho + ", a quantidade de novelos são" + quantidade); 

if(quantidade <= 48) {
        mostra("A quantidade de novelos são 6");
    }

if(quantidade <= 52) {
        mostra("A quantidade de novelos são 7");
    }

if(quantidade <= 56) {
        mostra("A quantidade de novelos são 9"); 
    }

</script>

Olá, bom dia, tudo bem?

Por favor, alguma resposta?

Obrigada, até mas.

Jessica, tudo bem?

Me desculpe, não percebi que vc havia enviado o código.

Vi que vc criou a function calculaQuantidadeDeLã() porém, é uma boa prática não utilizar acentos em criação de funções/variáveis/classes/etc.

Peguei teu código pra testar e não consegui entender muito bem como funcionava... Já me pediu um tamanho no prompt sem mostrar as opções e um ponto inicial sem informar o que seria isso... Pra quem já usa a aplicação pode ser fácil de entender mas confesso que não entendi quando rodei.

Coloquei tamanho 4 e pontos iniciais 2.. o console do navegador já alertou que calculaTotaldeNovelos não estava definido... e realmente não estava.

Você executa essa função dentro da variável totalDenovelos.

Cheguei na função calculaQuantidadeDeLã() e percebi que voce quis trabalhar 3 dados... quantidadeDeNovelos / (pontos * quantidade)... porém vc implementou a função para receber apenas 2 parâmetros. Então deduzi que você quer que a função retorne apenas os pontos * quantidade. Sendo assim podemos retirar quantidadeDeNovelos de dentro dela e armazenar o retorno dessa função em alguma variável, quando precisarmos usá-la.

Cheguei em uma criação de uma Array tamanhos que você não usou em lugar algum no código. Aí eu retirei esse vetor e coloquei as opções no prompt tamanho.

A função calculaTotaldeNovelos não existe e deduzi que seria a calculaQuantidadeDeLa. Então utilizei essa função.

Recebi erro no console pontos is not defined. Então voltei um pouco no código é acredito que no lugar no ponto na chamada da função calculaQuantidadeDeLa(tamanho, pontos); teria que ser a variável que você armazenou a resposta do prompt. Então fiz a substituição e ficou assim: var totalDenovelos = calculaQuantidadeDeLa(tamanho, quantidadeDePontos);

Recebi no console: quantidade is not defined. Você chama a função mostra passando a variável tamanho e quantidade porém, se você observar a quantidade não foi denida antes de você chamar a função.

Depois fiz a alteração das variáveis quantidade para quantidadeDePontos e o código rodou.

Acredito que não é o resultado que você espera pois aqui vieram 4 linhas de retorno e, olhando o código, sua intenção parece ser a de informar ao usuário apenas 1 retorno com a informação de quantidade de novelos.

Eu consigo te ajudar mas precisaria entender melhor tua lógica para estruturar melhor o código. Por exemplo...

O que é essa quantidade de pontos?
Porque para saber a quantidade de la você precisa de pontos e quantidade?

Caso queria, podemos estruturar esse código e chegar ao resultado final para que você possa ir evoluindo, tudo bem?

Segue o código até agora:

<meta charset="utf-8">

<h1>Quantidades de novelos de lã para fazer a sua blusa</h1>

<script>

function pulaLinha(){
        document.write("<br>");
    }

function mostra(frase){
        document.write(frase);
        pulaLinha();
    }

function calculaQuantidadeDeLa(pontos, quantidade) {
            return pontos * quantidade;
    }

var tamanho = prompt("Informe o seu tamanho: P, M ou G");

var quantidadeDePontos = prompt(tamanho + ", informe a quantidade de pontos inicial ");

var totalDenovelos = calculaQuantidadeDeLa(tamanho, quantidadeDePontos);

mostra(tamanho + ", a quantidade de novelos são" + quantidadeDePontos);

if(quantidadeDePontos <= 48) {
        mostra("A quantidade de novelos são 6");
    }

if(quantidadeDePontos <= 52) {
        mostra("A quantidade de novelos são 7");
    }

if(quantidadeDePontos <= 56) {
        mostra("A quantidade de novelos são 9");
    }

</script>