Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Dúvida sobre modelagem

Bom dia pessoal,

eu tenho uma dúvida com relação a modelagem de um sistema que frequência de funcionários. Meu cenário é o seguinte, eu quero registrar as frequências dos funcionário de uma empresa, então eu pensei em registrar apenas as faltas desses funcionários e o dia que não tiver registro eu vou considerar como presença. Até aí tudo bem, mas em caso de quando o funcionário sair de ferias ou licença médica, como vocês acham que eu deveria registrar essa saída? Sendo que eu também tenho que descrever uma justificativa.

Agradeço a resposta de todo.

2 respostas
solução!

Oi João,

Bom, não tem um único jeito de fazer isso, pois daria para modelar as tabelas de várias maneiras distintas.

Mas eu acredito que eu faria assim:

funcionarios
    id(PK)
    nome
    matricula
frequencias
    id(PK)
    id_funcionario(FK)
    data(data e hora)
afastamentos
    id(PK)
    id_funcionario(FK)
    data_inicio
    data_fim
    tipo(FERIAS, LICENCA_MATERNIDADE, ATESTADO_MEDICO, etc...)
    observacao

A tabela funcionarios teria os dados básicos dos funcionários(nome, email, cpf, matricula, etc...)

A tabela frequencias seria onde as frequencias fossem registradas, sendo que se não houver frequencia marcada em uma data, indicaria que o funcionário faltou(a menos que ele esteja afastado)

E por fim a tabela afastamentos seria para registrar os afastamentos, tendo uma coluna para indicar o tipo de afastamento(atestado, ferias, etc.)

Desse jeito seria possível um sistema ler essas tabelas e gerar um relatório de frequencia de cada funcionário.

Faz sentido?

Muito obrigado pela resposta Rodrigo,

faz sentido sim. Agora eu tenho que tomar o devido cuidado para não dar uma presença no mesmo dia de um afastamento.

Obrigado .

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software