Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Dúvida sobre métodos com retorno

Olá, eu entendi o funcionamento do return mas só não consigo entender quando devo utilizar um método com retorno ou que retorna vazio, pois não sei muito bem quando é "útil" retornar valores assim em variáveis ou quando eu só devo mesmo executar uma função para o usuário

1 resposta
solução!

Olá, Juan! Olha, isso depende muito da função que é abstraída pelo método. Quer dizer, o que ele precisa fazer? Talvez só precisa executar uma determinada tarefa, ou talvez precisa executar uma tarefa e retornar o resultado daquilo. Vou dar um exemplo: você tem um método que recebe uma string e imprime ela ao contrário. Repare que a ideia é receber uma string e já imprimir ao contrário, não retornar. Ou seja, o método vai recebe-la como parâmetro, imprimir no console (ou na tela) e depois retornar a execução do outro método (de onde foi chamado). Esse seria um método que não precisa retornar nada. Agora imagina que você tem um método que recebe dois números e retorna a sua soma. Neste caso você vai ter que fazer o cálculo e então retornar o resultado encontrado. Isso acontece pois você quer obter o valor calculado lá no outro método "original", que foi o que chamou o método de somar dois números. Não sei se meus exemplos foram os mais didáticos, mas espero ter ajudado. Com o tempo tu vai conseguir distinguir quais métodos precisam retornar um valor e quais métodos não devem possuir retorno.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software