1
resposta

[Dúvida] Sobre Método GTD

Não entendi muito bem sobre esse tópico, ficou um pouco vago para mim. Isso seria um forma de organizar as atividades que temos que fazer no dia? Ele poderia ser utilizado "dentro" da Técnica Pomodoro, por exemplo? Se tem uma ação que demora menos de 2 mins eu posso realizar ela dentro dos meus 25 mins de foco.

1 resposta

O método GTD (Getting Things Done) é uma abordagem de gerenciamento de produtividade criada por David Allen. Ele se concentra em organizar e gerenciar todas as suas tarefas, compromissos e projetos de forma eficiente.

O objetivo do GTD é ajudar a manter a mente clara e livre de preocupações, garantindo que todas as suas atividades sejam capturadas, processadas e organizadas de maneira adequada. Ele fornece um sistema estruturado para lidar com todas as suas tarefas, desde as mais simples até as mais complexas.

O método GTD consiste em cinco etapas principais:

Capturar: Anote todas as suas tarefas, compromissos e ideias em um local confiável, como uma lista de tarefas ou um aplicativo de gerenciamento de tarefas. Isso ajuda a liberar sua mente e evita que você se preocupe em lembrar de tudo.

Processar: Analise cada item capturado e determine qual ação precisa ser tomada. Se levar menos de 2 minutos para realizar a tarefa, faça imediatamente. Caso contrário, decida se é algo que você precisa fazer, delegar a outra pessoa, agendar para fazer posteriormente ou descartar.

Organizar: Coloque cada tarefa em sua lista de tarefas ou projeto correspondente. Utilize categorias, etiquetas ou pastas para facilitar a organização e o acesso às informações quando necessário.

Revisar: Reserve um tempo regularmente para revisar suas listas de tarefas e projetos, garantindo que tudo esteja atualizado e priorizado adequadamente. Isso ajuda a manter o controle sobre o que precisa ser feito em diferentes momentos.

Executar: No momento certo, escolha as tarefas a serem realizadas com base em sua disponibilidade, prioridades e contexto. Concentre-se em uma tarefa de cada vez, seguindo a técnica Pomodoro, se preferir, para aumentar sua concentração e produtividade.

Portanto, o GTD pode ser usado em conjunto com a técnica Pomodoro, pois ambos se complementam. Enquanto o GTD ajuda a organizar e gerenciar suas tarefas de maneira eficiente, a técnica Pomodoro ajuda a maximizar o tempo de foco e minimizar as distrações.

Espero que essas informações esclareçam suas dúvidas sobre o método GTD. Se você quiser saber mais detalhes ou tiver outras perguntas, fique à vontade para perguntar!