Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Dúvida sobre %matplotlib inline

Olá, pessoal!

Tenho uma dúvida quanto às boas práticas do código quando precisa utilizar %matplotlib no Jupyter Notebook. A importação das bibliotecas devem estar no topo do código, e nesse caso específico ficaria como de acordo com as melhores práticas?

Assim:

%matplotlib inline
import matplotlib.pyplot as plt
import pandas as pd

ou assim:

import matplotlib.pyplot as plt
import pandas as pd

(linhas de código entre essas duas células)

%matplotlib inline
plt.rc('figure', figsize = (20,10))
fig = grupo_bairro['Valor'].std().plot.bar(color = 'blue')

O primeiro caso é o %matplolib inline antes da importação das bibliotecas, o segundo é as bibliotecas sendo importadas primeiro e apenas no momento em que for utilizar o matplot utilizar o %matplotlib inline. Qual dos dois é o correto? Ou nenhum dos dois, seria outra opção?

Já agradeço quem puder me tirar essa dúvida.

1 resposta
solução!

Olá Kelvi, tudo bem com você?

Em geral, é uma boa prática colocar o comando %matplotlib inline logo após as importações das bibliotecas, mas antes de qualquer código que efetivamente gere gráficos. Isso garante que qualquer gráfico criado no notebook seja renderizado corretamente desde o início. Portanto, a primeira opção que você mencionou seria a mais adequada:

import matplotlib.pyplot as plt
import pandas as pd
%matplotlib inline

Dessa forma, você garante que todas as células abaixo dessa importação possam renderizar gráficos sem problemas, mantendo o código organizado e seguindo uma estrutura lógica.

A segunda opção, onde o %matplotlib inline é colocado apenas antes de gerar os gráficos, também funciona, mas pode causar confusão ou erros se você tentar renderizar gráficos em células anteriores à definição do %matplotlib inline. Além disso, essa abordagem pode tornar seu notebook menos limpo, pois você teria que repetir o comando %matplotlib inline sempre que reiniciar o kernel e quiser que os gráficos apareçam inline antes daquela célula específica.

Portanto, recomendo usar a primeira opção para manter tudo organizado e claro desde o começo do seu notebook. Vale dizer também, que nas novas versões das ferramentas, por padrão o Matplotlib já é inline, tirando a necessidade do comando %matplotlib inline no topo das células. No entanto, ainda é útil usar especialmente ao compartilhar código, onde nem sempre as bibliotecas do usuário estarão atualizadas.

Espero ter ajudado. Conte com o apoio do Fórum na sua jornada. Fico à disposição. Abraços e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!