Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

DÚVIDA SOBRE LOGICA DE CANCELAMENTO

Pessoal... finalizei a questão da "logica de cancelamento", mas para mim a lógica não ficou clara...

Se cancelar a consulta, é somente adicionar uma coluna "motivo_cancelamento", e dentro dela o respectivo motivo na tabela não é uma tratativa um pouco vazia? Tipo, para mim faltou algo. Algo como adicionar uma coluna de status da consulta do tipo boolean e definir se essa consulta está ativa ou não... será que isso é redundante? estou com uma interrogação na cabeça referente a isso... e na maioria dos casos de desenvolvimento em programação... é como se pra mim sempre faltasse algo mais "explícito" para definir uma implementação de classe de correção / melhoria em algum projeto.

Por favor, se tiverem sugestões sobre isso, ou um simples comentário que possa fazer eu compreender essa lógica por uma ótica que talvez não tenha observado, agradeço!!

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

2 respostas

Oi!

É uma dúvida pertinente. De fato é mais simples e intuitivo ter uma coluna a mais na tabela (status, por exemplo) e geralmente é isso que acaba sendo feito nos projetos.

Não colocamos no curso por uma questão de "otimização", pois analisando "friamente" fica evidente que se trata de algo redundante, pois pelas colunas data e motivo_cancelamento é possível saber se a consulta está cancelada ou não.

Mas se futuramente surgir outros status, além do cancelado, aí sim faz sentido colocar outras colunas para deixar mais explícito.

Mas resumindo, do ponto de vista de otimização, é melhor não ter outras colunas (abordagem utilizada no curso), mas se você quiser adicionar mais uma coluna para facilitar, não seria um problema e não estaria errado ;)

Bons estudos!

solução!

Show, obrigado pelo incentivo professor!! Coloquei essa coluna a mais pois pra mim é um complemento que me da um entendimento mais garantido

validando funcionamento na tabela do banco: