Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Dúvida sobre location

Não conseguir compreender bem a ideia do location. Qual a o objetivo e a finalidade? Poderia exemplificar como isso seria utilizado no dia a dia? Obrigado.

2 respostas
solução!

Opa Jean. Blz?

O objetivo primário do location é indicar para onde uma response HTTP deve ser redirecionada. Nesse caso é ele sempre utilizar com um Status Code da família do 300, ou seja, um que indique um redirect. Veja: https://developer.mozilla.org/en-US/docs/Web/HTTP/Headers/Location

No caso da nossa API Rest, como não estamos definindo uma Response que será acessada por um ser humano e sim por outro sistema, utilizamos esse recurso para indiciar um possível redirect que o sistema cliente fará caso isso faça sentido para sua lógica.

E aproveitamos esse recurso para informar ao sistema cliente qual é essa nova url (ou rota) que foi criada a partir da requisição dele. Ou seja o sistema cliente invoca uma rota da nossa API para criar um novo pagamento. Ok. Mas como ele fica sabendo qual o id desse novo pagamento que foi criado? Se fosse um bd relacional, poderia simplesmente consultar o último id criado. Como a interface é com uma API Rest, uma forma que a API tem de disponibilizar facilmente essa informação no exato momento da criação é através do header location.

Deu pra entender? Se alguma parte ainda não estiver muito clara, só falar. =)

Abraço!

Obrigado Julio. Ajudou bastante! Ficou mais claro para mim. :)

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software