1
resposta

Dúvida sobre local dos apps

Olá! Seguindo o que foi "ensinado" na quarta parte dos cursos de Django, eu criei uma pasta chama Apps para criar o app de passagens dentro da mesma, porém o seguinte erro foi lançado na hora da criação do app:

(venv) C:\Users\Paulo César\p\git-paulo\alura-django-5>python manage.py startapp passagens apps
CommandError: 'apps' conflicts with the name of an existing Python module and cannot be used as an app directory. Please try another directory.

Pelo que eu entendi aqui, se eu crio a pasta antes de criar o app eu recebo esse erro de cima, mas se eu não crio a pasta antes eu recebo um erro pedindo para criar a pasta.. uai e agora?

(venv) C:\Users\Paulo César\p\git-paulo\alura-django-5>python manage.py startapp passagens apps
CommandError: Destination directory 'C:\Users\Paulo César\p\git-paulo\alura-django-5\apps' does not exist, please create it first.
1 resposta

Oi, Paulo, como vai?

Sinto muito pela demora em retornar.

O primeiro erro acontece porque o nome apps entra em conflito com um módulo do Python, e por isso esse nome não pode ser utilizado. O segundo erro acontece por conta da falta do diretório que você estava querendo utilizar, como você não tinha criado ainda, ele não existia e por isso não poderia ser utilizado.

Para corrigir esse erro você terá que criar primeiramente o setup da aplicação com esse comando: django-admin startproject setup. Feito isso, poderá utilizar o comando python manage.py startapp passagens para criar a aplicação de passagens. Desta forma, você não terá conflitos com o nome do projeto e nem erros relacionados a criação de diretórios.

Espero ter ajudado.

Abraços e bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software