1
resposta

Duvida sobre Linguagem de Script

Bom dia

Estou avançando no estudo de JAVA, e percebo que o mecanismo é similar ao JavaScript, LUA, e outras linguagens de script, parece uma pergunta obvia, mas isso é uma característica desse tipo de linguagem? E o mais importante, aprender uma delas, facilita o aprendizado de outras? Exemplificando: todas usam o equivalente a funções, variáveis e condições, ao meu ver (de iniciante, provavelmente estou falando alguma besteira), o que muda é como esse mecanismo é escrito, então, mais importante do que a escrita, é aprender o mecanismo? a logica da programação?

E no mesmo escopo, como posso praticar mais esse mecanismo, sinto que os exercícios não são suficientes, gostaria de programar algo mais complexo; mas não faço ideia de onde começar. Alguma sugestão?

Desde já, agradeço a resposta :)

1 resposta

Exatamente! Basicamente o que muda entre as linguagens de programação é a sintaxe. O conceito de programação é o mesmo, por isso que geralmente é recomendado antes de aprender uma linguagem fazer um curso sobre lógica de programação (criando algoritmos em portugol, por exemplo). Desse modo você expande seu conhecimento e se capacita a aprender qualquer linguagem, pois com um conhecimento apurado na lógica a sua única "dificuldade" será aprender a sintaxe. Quanto a questão da prática, caso você sinta que não esteja evoluindo com os exercícios fornecidos pela plataforma, você pode pesquisar exercícios na internet, pois exercícios é o que não falta. Geralmente quando eu procuro me desafiar, eu tento criar um jogo... Não coisas extremamente complexas, mas jogos mais tradicionais, como por exemplo: Jogo da forca, jogo da velha, batalha naval, damas, etc.