Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Dúvida sobre JButton "Alterar".

Olá tudo bem? me ajudem porfavor. No caso depois de tudo pronto notei que o botão Alterar tem que ser acionado para editar a Lable do dado no Console, após isso ele tem que ser pressionado de novo para que o novo dado grave no banco de Dados e retorne em tela para o Usuário. Nesse caso teria como o botão alterar quando pressionado a Primeira vez mudar seu status de "Alterar" para "Salvar Alteração" ou somente "Salvar" ? Dessa forma quando o usuário editasse ele clicaria no botão que mudara de nomeclatura. Após ser pressionado a segunda vez ele teria que voltar ao seu Status original no caso "Alterar". Como seria uma maneira de fazer isso?

preencherTabela();

    tabela.setBounds(10, 185, 760, 300);
    container.add(tabela);

    botaoApagar = new JButton("Excluir");
    **botaoEditar = new JButton("Alterar");**

    botaoApagar.setBounds(10, 500, 80, 20);
    botaoEditar.setBounds(100, 500, 80, 20);

    container.add(botaoApagar);
    container.add(botaoEditar);

    setSize(800, 600);
    setVisible(true);
    setLocationRelativeTo(null);
2 respostas
solução!

Para alterar o texto do botão "Alterar" para "Salvar Alteração" ou "Salvar" quando o botão for pressionado pela primeira vez, basta adicionar um evento de clique ao botão e, dentro deste evento, alterar o texto do botão.

Um exemplo de como fazer isso seria:

botaoEditar.addActionListener(new ActionListener() {
    public void actionPerformed(ActionEvent e) {
        if (botaoEditar.getText().equals("Alterar")) {
            botaoEditar.setText("Salvar Alteração");
        } else {
            botaoEditar.setText("Alterar");
        }
    }
});

Isso fará com que, a cada vez que o botão for pressionado, o texto dele mude para "Salvar Alteração" (se antes estiver como "Alterar") ou volte para "Alterar" (se antes estiver como "Salvar Alteração").

Espero ter ajudado!

Muito obrigado, um abraço. Tenho outra dúvida mas acho melhor abrir outra question porque tem outra temática ok? Um abraço.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software