Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Duvida sobre Java para aplicações web

Olá, galera! Tudo bem ? Espero que sim.

Gostaria de tirar uma dúvida a respeito da utilização de Java para aplicações web / páginas dinâmicas.

Comecei a estudar Java web, mas passei um bom tempo longe. Vi alguns comentários a respeito da decaída de algumas coisas e o crescimento de outras (a exemplo do Spring).

Temos uma carreira aqui na plataforma chamada de Java EE, onde utiliza JSF, JPA e outras tecnologias. Desculpa minha falta de informação, mas ainda são ferramentas que estão sendo bastante utilizadas ?

Estava em duvida entre Python (django) para web ou Java que teria uma base. Poderiam me ajudar com essas dúvidas ?

Acho que o python tem uma facilidade maior para projetos web ?

Peço desculpas novamente pela minha falta de informação e agradeço a contribuição de todos desde já!

:)

3 respostas
solução!

Oi Jair

Já foi uma boa ideia renderizar código HTML no lado do servidor. Porém atualmente não parece mais fazer tanto sentido. Os programadores JavaScript tinham que manter em mente a diferença entre os navegadores, o JavaScript era lento e longe de ser um padrão útil, e você não podia escrever componentes de UI. Atualmente, os navegadores evoluíram muito. Existem tantos componentes úteis de UI no mundo JavaScript que não parece mais uma boa ideia gerá-los no lado do servidor. Pior ainda, os poderosos componentes JSF tendem a gerar muito código, o que resulta em longos tempos de carregamento da página. O processamento de entrada no servidor também parece uma má ideia. Isso significa muito tráfego de rede. Você ainda vai ver muito JSF em projetos legados, mas dificilmente vejo alguém usando JSF hoje para criar projetos novos no front-end.

Agradeço muito pela atenção e pela respeita. Me ajudou bastante :) Nesse caso, recomendaria qual formação/curso para trabalhar com a criação de páginas dinâmicas web ?

Recomendo a formação Angular: https://www.alura.com.br/formacao-angular ou a formação React: https://www.alura.com.br/formacao-react-js

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software