2
respostas

DÚVIDA SOBRE INTERFACE

No exemplo da interface autenticavel, o professor cria a classe AuteticacaoUtil para isolar a implementação dos metodos autentica e setSenha com o intuito de não gerar repetição.

Em cima disso, minha dúvida é: Ao criar a AutenticacaoUtil a interface não perdeu a funcionalidade? Pois a gente acessa a implementação desses metodos pelo objeto util da classe AutenticacaoUtil.

Alguém pode me esclarecer isso?

Obrigado

2 respostas

Não, porque a interface é um contrato, ela serve exatamente para garantir que as classes que a implementarem vão adicionar uma implementação em seus métodos. Ela é 100% abstrata, por tanto não define exatamente como determinado comportamento deve ser implementado, mas garante que seja, de acordo com a assinatura do método e os parâmetros que foram definidos.

Não, porque a interface serve apenas para definir a assinatura dos métodos e atributos que a classe que ira implementa-la devera ter. Ou seja a assinatura devera seguir o que foi especificado na interface,mas o corpo do método pode possuir diferentes implementações a depender da classe que vai implementar a interface.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software