Olá, Felipe! Tudo bem?
Essa função está lendo o valor de um potenciômetro através da função analogRead(1). O valor lido (que varia de 0 a 1023) é então retornado pela função calculaTempoLed().
Logo, a função é usada para determinar o tempo que o LED fica aceso. Veja que na função piscaLed(int portaLed), o delay, ou seja, o tempo que o LED fica ligado, é determinado pela função calculaTempoLed().
Então, se você girar o potenciômetro, isso irá alterar o tempo que o LED fica aceso, tornando o jogo mais rápido ou mais lento.
Aqui está um exemplo prático:
int piscaLed(int portaLed) {
verificaSomDoLed(portaLed);
digitalWrite(portaLed,HIGH);
delay(calculaTempoLed()); // tempo que o LED fica aceso é determinado pelo valor lido do potenciômetro
digitalWrite(portaLed,LOW);
delay(MEIO_SEGUNDO);
return portaLed;
}
Portanto, sim, você deve usar o potenciômetro para controlar a velocidade do jogo, tornando-o mais desafiador ou mais fácil, dependendo da posição do potenciômetro.
Espero ter ajudado e bons estudos!
Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓.