Olá, Felipe! Tudo bem?
Essa função está lendo o valor de um potenciômetro através da função analogRead(1)
. O valor lido (que varia de 0 a 1023) é então retornado pela função calculaTempoLed()
.
Logo, a função é usada para determinar o tempo que o LED fica aceso. Veja que na função piscaLed(int portaLed)
, o delay, ou seja, o tempo que o LED fica ligado, é determinado pela função calculaTempoLed()
.
Então, se você girar o potenciômetro, isso irá alterar o tempo que o LED fica aceso, tornando o jogo mais rápido ou mais lento.
Aqui está um exemplo prático:
int piscaLed(int portaLed) {
verificaSomDoLed(portaLed);
digitalWrite(portaLed,HIGH);
delay(calculaTempoLed()); // tempo que o LED fica aceso é determinado pelo valor lido do potenciômetro
digitalWrite(portaLed,LOW);
delay(MEIO_SEGUNDO);
return portaLed;
}
Portanto, sim, você deve usar o potenciômetro para controlar a velocidade do jogo, tornando-o mais desafiador ou mais fácil, dependendo da posição do potenciômetro.
Espero ter ajudado e bons estudos!
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