Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

[Dúvida] sobre instalação pfsense em hd externo

Olá,

Minha dúvida é relativamente simples, mas só quero ter certeza.

Quero instalar o pfsense na minha máquina pro VM, porém meu note não tem muito espaço. Eu consigo usar um HD externo apenas como memória, ai todo resto da configuração pega de fato no meu note. É possível fazer desse jeito?

Se alguém puder me ajudar, eu agradeço.

2 respostas
solução!

Olá, Guilherme!

Entendo sua preocupação com o espaço no seu notebook. É possível sim instalar o pfSense em uma máquina virtual utilizando um HD externo para armazenar a máquina virtual. Aqui está uma abordagem que você pode seguir:

1. Preparação do HD Externo: Certifique-se de que o HD externo está formatado e pronto para uso. Você pode formatá-lo em um sistema de arquivos que seja compatível com o seu sistema operacional, como NTFS para Windows ou ext4 para Linux.

2. Configuração da Máquina Virtual: Ao criar a máquina virtual no seu software de virtualização (como VirtualBox ou VMware), você pode especificar o local de armazenamento da máquina virtual. Escolha o HD externo como o local para armazenar o disco virtual da VM.

3. Instalação do pfSense: Com o HD externo configurado como local de armazenamento, prossiga com a instalação do pfSense na máquina virtual. O processo de instalação será o mesmo, e o pfSense será executado a partir do HD externo.

4. Desempenho: Vale lembrar que a velocidade de leitura e escrita do HD externo pode impactar o desempenho da máquina virtual. Se possível, utilize um HD externo com conexão USB 3.0 ou superior para melhores resultados.

Essa configuração permite que você utilize o espaço do HD externo para a máquina virtual, enquanto o restante das operações e configurações do pfSense ocorrerão como se estivesse em um disco interno.

Bons estudos!

Olá, Lucas.. Muito obrigado pela resposta!