Olá pessoal, boa noite.
Hj ao tentar me conectar a CONEXÃO DE MÁQUINA LOCAL, me deparei com a seguinte mensagem:
Como podem notar a configuração está correta, como proceder?
Obrigada!
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Olá pessoal, boa noite.
Hj ao tentar me conectar a CONEXÃO DE MÁQUINA LOCAL, me deparei com a seguinte mensagem:
Como podem notar a configuração está correta, como proceder?
Obrigada!
Oi, Cintia! Como vai?
Seu preenchimento da conexão está certinho, sim. Lidar com a instalação e conexão de banco de dados pode ser um processo um pouco complicado, às vezes, por encontrarmos erros "misteriosos" e um tanto quanto genéricos, que não explicam exatamente a origem do problema. Mas, não se preocupe, vai dar tudo certo.
Esse erro geralmente acontece quando o Listener não está funcionando. Para verificar, siga os seguinte passos:
bin dentro da pasta dbhomeXE. Esse é nome da pasta da versão Express Edition. Caso você esteja com outra versão, ou em um sistema operacional diferente, pode ser que as pastas estejam organizadas de outra forma. O meu caminho, por exemplo, é C:\app\Larissa\product\21c\dbhomeXE\binlsnrctl status e pressione Enter. Isso irá exibir o status do serviço TNSListener.lsnrctl start e pressione Enter para iniciar o serviço.Se o serviço estiver funcionando, verifique o nome que está em HOST nas informações que surgirem como resposta a esse comando, e altere o localhost , na tela de configuração das conexões, para esse nome. O meu, por exemplo, está assim: (DESCRIPTION=(ADDRESS=(PROTOCOL=tcp)(HOST=LAPTOP-DA-LALI)(PORT=1521)))
Caso você receba mensagem de erro, o arquivo tsnames.ora pode estar com as configurações erradas. Pode haver algum conflito de porta, por exemplo. Sugiro que mude a porta e teste novamente.
Além disso, certifique-se de que o serviço OracleOraDB21Home1TNSListener está configurado para iniciar automaticamente. Você pode verificar isso nas configurações de serviços do Windows.
Caso nada dê certo, uma solução mais eficaz pode ser desinstalar o Oracle completamente e instalar de novo. A desinstalação envolve alguns detalhes. Caso precise de uma ajudinha, me avise.
Abraços!