1
resposta

Dúvida sobre instalação máquina local

Olá pessoal, boa noite.

Hj ao tentar me conectar a CONEXÃO DE MÁQUINA LOCAL, me deparei com a seguinte mensagem:

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidadeComo podem notar a configuração está correta, como proceder?Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Obrigada!

1 resposta

Oi, Cintia! Como vai?

Seu preenchimento da conexão está certinho, sim. Lidar com a instalação e conexão de banco de dados pode ser um processo um pouco complicado, às vezes, por encontrarmos erros "misteriosos" e um tanto quanto genéricos, que não explicam exatamente a origem do problema. Mas, não se preocupe, vai dar tudo certo.

Esse erro geralmente acontece quando o Listener não está funcionando. Para verificar, siga os seguinte passos:

  1. Abra o prompt de comando como administrador.
  2. Navegue até a pasta bin dentro da pasta dbhomeXE. Esse é nome da pasta da versão Express Edition. Caso você esteja com outra versão, ou em um sistema operacional diferente, pode ser que as pastas estejam organizadas de outra forma. O meu caminho, por exemplo, é C:\app\Larissa\product\21c\dbhomeXE\bin
  3. Digite o comando lsnrctl status e pressione Enter. Isso irá exibir o status do serviço TNSListener.
  4. Se o serviço estiver parado, digite o comando lsnrctl start e pressione Enter para iniciar o serviço.

Se o serviço estiver funcionando, verifique o nome que está em HOST nas informações que surgirem como resposta a esse comando, e altere o localhost , na tela de configuração das conexões, para esse nome. O meu, por exemplo, está assim: (DESCRIPTION=(ADDRESS=(PROTOCOL=tcp)(HOST=LAPTOP-DA-LALI)(PORT=1521)))

Caso você receba mensagem de erro, o arquivo tsnames.ora pode estar com as configurações erradas. Pode haver algum conflito de porta, por exemplo. Sugiro que mude a porta e teste novamente.

Além disso, certifique-se de que o serviço OracleOraDB21Home1TNSListener está configurado para iniciar automaticamente. Você pode verificar isso nas configurações de serviços do Windows.

Caso nada dê certo, uma solução mais eficaz pode ser desinstalar o Oracle completamente e instalar de novo. A desinstalação envolve alguns detalhes. Caso precise de uma ajudinha, me avise.

Abraços!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software